Notas da Futel/Prefeitura de Uberlândia – Março/09

O diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Antonio Carrijo, esteve reunido no dia 4 de março com o comandante da 9ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Dilmar Crovato, quando discutiram, entre outros asuntos, o policiamento em locais onde se realiza o projeto Agita Uberlândia, especialmente no Parque do Sabiá e no bairro Planalto. Foi discutida também a possibilidade de se fazer convênios entre Futel, 9ª RPM, 17° e 32° BPM, objetivando fortalecer e garantir uma maior segurança aos participantes do Agita Uberlândia. Uma nova reunião deverá acontecer ainda este mês, envolvendo o diretor da Futel e os comandantes das Unidades Militares, quando serão feitos alguns ajustes para firmar o convênio, beneficiando a comunidade. O Agita Uberlândia é um programa da prefeitura de Uberlândia e Futel para incentivar uma vida mais saudável através da atividade fisica regular. A novidade é um conjunto de dicas que tornam a proposta fácil e descomplicada, para todos os estilos e rotinas.

Dia 06/03
Fiemg/Sesi/Futel discutem projeto para atletismo

O diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Pedro Lacerda, o diretor-geral da Futel, Antonio Carrijo, o gerente do Sesi, José Lucas de Oliveira, o diretor de esportes da Futel, Leonardo Tavares, e o professor Christian Fernandes, estiveram reunidos no dia 5 de março, na sede da Fiemg, quando foi apresentado um projeto sobre o atletismo para 2009 em Uberlândia. A proposta é a formação de uma parceria que possa trabalhar por promoções e resultados positivos para a modalidade. A Vila Olimpica do Sesi é apontada como uma das melhores do país, e a união de forças, com certeza, vai favorecer muito para o aproveitamento do potencial de atletas em Uberlândia. Na oportunidade, foram discutidos assuntos relacionados a eventos este ano na cidade, mais especificamente no dia 1° de maio – Dia do Trabalhador, devendo ser programada uma Corrida de Rua e um Passeio Ciclistico. Uma nova reunião será marcada para fazer ajustes e definir detalhes para colocar a parceria em prática ainda este mês. “É através de parcerias como esta que se conquista objetivos e viabiliza projetos em favor da população”, afirma Antonio Carrijo.

Dia 11/03
Corrida da Lua Cheia no Parque do Sabiá

Acontece nesta quinta-feira, 12 de março, às 21h, mais uma edição do programa Corrida da Lua Cheia no Parque do Sabiá, projeto desenvolvido pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O evento oferece atividades esportivas aos frequentadores do Parque do Sabiá, como caminhada e corrida. Como acontece paralelamente ao programa Agita Uberlândia, professores de educação fisica da Futel realizam trabalho de preparação dos participantes antes da caminhada e da corrida, orientando-os no alongamento e no aquecimento, para um melhor desempenho e aproveitamento durante as atividades. Para alcançar os objetivos e promover bem os eventos destinados à população, a Futel tem contado com a parceria imprescindivel da Policia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros, garantindo segurança aos frequentadores e participantes dos eventos por ela realizados.

Dia 11/03
Música no Parque está de volta neste domingo

No próximo domingo (15), quem passar pela prainha do Parque do Sabiá, entre 11 e 12 horas, vai poder conferir a primeira apresentação do ano, do projeto Música no Parque, uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a FUTEL. O projeto foi criado em 2005, com o intuito de formar um público ouvinte de música de boa qualidade, instrumental ou vocal. As apresentações eram na segunda quarta-feira de cada mês. Segundo uma das coordenadoras do projeto, Cecília Naves, as apresentações agora serão no terceiro domingo de cada mês. “Queremos atingir um número maior de pessoas que normalmente frequentam o Parque nesse dia. Cada evento terá apresentação com um rupo diferente e a abertura será feita pela Banda Municipal de Uberlândia” ressaltou Cecília.

Dia 11/03
Prefeitura e Fiemg inauguram biblioteca no Roosevelt

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão inaugurou terça-feira, dia 10, a biblioteca “Sesi Indústria do Conhecimento”, localizada no poliesportivo do bairro Roosevelt. A biblioteca é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). “Obra se constrói, mas, a maior obra do sistema Fiemg está em formar crianças e adolescentes, dando a elas o direito de serem cidadãos dignos”, ressaltou Odelmo. Além do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, prestigiaram o evento: o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Robson Braga de Andrade; o presidente da Fiemg Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda; o Gestor do Sesi e vice-presidente da Fiemg, José Maria Meireles Junqueira; o gestor do Senai, Petrônio Machado Zica; o gestor da IEL; Olavo Machado, secretários, vereadores e outras autoridades. Centenas de crianças e adolescentes participaram da solenidade de inauguração da biblioteca. “Essa biblioteca dá oportunidade para crianças que não têm livros e mostra que alguém se preocupa com a gente”, comenta João Pedro Coelho de Souza, de 8 anos. O presidente da Fiemg, Robson Braga de Andrade, destacou a importância da parceria da Prefeitura. “Com a parceria, a Fiemg tem investido na cidade, trazendo educação de ensino fundamental, médio e profissionalizante,” afirma Robson. A biblioteca vai facilitar aos usuários, em especial a comunidade local do norte do bairro Roosevelt, o acesso à informação e conhecimento através de um espaço multimídia composto de biblioteca com livros impressos e virtuais, revistas, jornais locais e nacionais, gibiteca e internet. A Prefeitura disponibilizou a área dentro do complexo do poliesportivo Roosevelt e oito servidores, enquanto a FIEMG participou da construção e montagem da biblioteca com um acervo de 445 títulos. O espaço conta também com 10 computadores, uma TV, um aparelho de DVD, além de 39 cd`s, 59 dvd`s e 200 gibis.

Dia 12/03
Inscrições para a Copa Futel de Futsal

Poderão ser feitas no periodo de 23 a 27 de março as inscrições para a 14ª edição da Copa Futel de Futsal – Primeira Divisão. De 30 de março a 3 de abril as inscrições serão para os clubes que vão disputar a Segunda Divisão e o Feminino. Na Primeira Divisão, as 32 vagas são para as equipes melhores colocadas na competição em 2008. Caso uma equipe desista de participar, será chamada, pela ordem de classificação, equipe da Segunda Divisão para ocupar a vaga. Na Segunda Divisão serão abertas 64 vagas, e para o Feminino serão oito vagas. Serão liberadas apenas três inscrições para atletas federados em qualquer entidade da modalidade, que tenha participado de jogos oficiais no periodo de 1° de janeiro de 2008 até o primeiro jogo da Copa Futel de Futsal. Os goleiros não serão considerados atletas federados, desde que os mesmos não passem a atuar como jogador de linha. As inscrições serão feitas na sede da Futel, no ginásio do Sabiazinho, das 8 às 13h, de segunda a sexta-feira. O congresso técnico está marcado para o dia 6 de abril, a solenidade de abertura será no dia 13 e os jogos serão disputados a partir do dia 14. A final está prevista para o dia 5 de julho.

Dia 17/03
Futel reabre pista de skate

A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) reabriu a pista de skate para os seus quase 100 praticantes da modalidade. Cercada com alambrado para proteção da estrutura, a pista fica localizada próxima ao ginásio da Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves, o Sabiazinho, onde hoje está a sede da Futel. O horário de funcionamento da pista é o seguinte: de quarta a sexta-feira, das 14 às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18h.

Dia 18/03
Copa Futel de Futebol de Campo começa dia 20

Começa nesta sexta-feira (20), a 8ª edição da Copa Futel de Futebol de Campo, para atletas com idade superior a 18 anos, que não sejam federados em ligas ou federações. O jogo de abertura será entre Pão de Queijo da Vovó x Fadel, às 20h, no poliesportivo Luizote de Freitas. A competição será disputada por 19 times, que foram divididos em cinco chaves de três equipes cada e uma chave de quatro equipes. Nesta fase os times jogarão no sistema de ida (chave A x chave B, chave C x chave D e chave E x chave F) e nenhuma equipe será eliminada. A competição começa no dia 20 e o encerramento será no dia 12 de julho. As partidas acontecerão nos poliesportivos do Município.

Dia 18/03
Neto vai lançar revista em quadrinhos em Uberlândia

De férias em Uberlândia, o fixo da equipe espanhola, Inteviú Movistar, Dovenir Domingues, conhecido como Neto aproveitou para dar uma boa notícia à Futel. Durante uma reunião no Sabiazinho, na tarde desta terça-feira, dia 17, o jogador confirmou mais uma edição da Clínica de Futsal, no início de julho e anunciou que vai lançar no mesmo dia da oficina, uma revista semestral em quadrinhos. O atleta é o personagem principal da publicação que vai mostrar histórias positivas dele como esportista. O craque, natural de Uberlândia, começou a jogar nos poliesportivos Luizote e Segismundo. Antes de ir para a Espanha, jogou pelo Praia Clube (MG), Uberlândia Esporte Clube (UEC), Atlético (MG), Minas Tênis Clube (MG) e Ulbra (RS). “Me preocupo com o social. Minha intenção é mostrar que foi nos poliesportivos que comecei a me aperfeiçoar para chegar onde estou hoje e que é possível, basta saber separar o que é bom do que é ruim na vida”, explica Neto. Na primeira tiragem os dez mil exemplares serão distribuídos nos poliesportivos. Segundo o diretor da Futel, Antônio Carrijo, o projeto é positivo. “Inclusive, temos o projeto Craques do Futuro, que é uma iniciativa dessa administração. A criança precisa se espelhar em alguém, e o Neto é um exemplo”. Carrijo reforça que o esporte é uma das formas de afastar os jovens das drogas e das ruas. “Por meio dele, as crianças têm a perspectiva de chegar ao esporte de alto rendimento. Neto é prova de que todos podem ter espaço e à partir dos poliesportivos, chegar aonde ele chegou”, afirma Carrijo.

Dia 26/03
Projeto Campos de Luz ilumina Poliesportivos em Uberlândia

O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, com o programa Campos de Luz, promove a iluminação de campos de várzea em toda Minas Gerais, assegurando às comunidades mais segurança e tempo para o uso de seus campos de futebol. O projeto também garante a revitalização dos campos de futebol amador, pois para a instalação da iluminação é necessária à adequação dos equipamentos existentes nos locais. Com o benefício gerado pelo Campos de Luz, a população também pode utilizar os espaços para realizar manifestações culturais e eventos de outra natureza. O objetivo geral é revitalizar os campos em praticamente todo o estado e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sócio-regional, por meio da prática esportiva, educação, lazer, entretenimento e eventos direcionados à comunidade local. Os objetivos específicos são de propiciar o uso adequado dos campos de futebol amador na prática do esporte, lazer, entretenimento para crianças e adolescentes da comunidade local; integrar a política desportiva às ações sociais do governo estadual; buscar parcerias visando o apoio financeiro para os projetos, programas e atividades afins. O projeto visa comunidades carentes, principalmente crianças e adolescentes. Já foram iluminados 477 campos de 325 municipios. Entre as cidades beneficiadas, Uberlândia é uma delas. Quatro poliesportivos já receberam o sistema de iluminação e agora as atividades no período noturno estão sendo colocadas em prática. O primeiro a ser inaugurado foi o poliesportivo Luizote de Freitas, com partida que marcou a abertura da Copa Futel de Futebol de Campo deste ano. Na sequência estão sendo inaugurados os sistemas dos polis São Jorge, Segismundo Pereira e Jardim Brasília. Com este beneficio, o futebol amador ganha a oportunidade de realizar partidas também à noite, o que beneficiará principalmente a comunidade do bairro, que acompanha os principais campeonatos da cidade. A Futel, certamente, terá uma programação diferenciada para estes campos, para evitar que o excesso de utilização venha prejudicar o gramado e que este tenha que ser interditado antes do período normal, exatamente porque o gramado pode não suportar uma carga exagerado de jogos ao longo da temporada.