No Parque do Sabiá, Uberlândia perde o título e Uberaba é Campeão

Oito meses depois de ser rebaixado para o Módulo II do Campeonato Mineiro, o Uberlândia Esporte Clube (UEC) voltou a decepcionar sua torcida ao perder, dentro de casa, o título da Taça Minas Gerais para o Uberaba pelo placar de 1 a 0. O gol foi do zagueiro Matheus (contra) aos 35 minutos do primeiro tempo. Com isso, o Uberaba conquistou o bicampeonato de forma consecutiva e, no ano que vem, disputará a Copa do Brasil.

Precisando de uma vitória simples, já que havia perdido o jogo de ida por 1 a 0, o Uberlândia imprimiu um ritmo forte desde o início da partida e, aos 30 segundos, Juninho Cearense teve a chance de abrir o marcador. Aos 4 minutos, novamente Juninho Cearense teve liberdade para chutar, mas o goleiro Glaysson fez excelente defensa. Aos 12, Rena recebeu dentro da área e chutou rasteiro, mas a bola saiu à direita do goleiro. No contra-ataque, Ivonaldo lançou Cadu, que chutou forte para o goleiro Felipe Sanchez mandar a escanteio.

Depois dos 15 minutos, o Uberaba equilibrou a partida, fazendo uma marcação forte, principalmente, no meio de campo. Com a vantagem de poder empatar o jogo para ficar com o título, o time Colorado abusou da “cera”, principalmente, com o goleiro Glaysson.

Com dificuldades para sair da marcação imposta pelo adversário, o Uberlândia começou a utilizar a “bola longa”, o que facilitou a vida da defesa uberabense. Aos 29, Rena chutou da entrada da área, mas Glaysson defendeu. Aos 31, Júlio César cobrou escanteio, mas Lila cabeceou para fora.

O GOL

A situação do Uberlândia Esporte se complicou aos 35 minutos com o gol do Uberaba. O lateral Marcel, em uma das poucas subidas ao ataque, fez cruzamento para dentro da área, na disputa de bola com Marcinho, o zagueiro Matheus acabou empurrando de cabeça contra as próprias redes. “Foi uma infelicidade, mas vamos voltar no segundo tempo e virar o placar”, disse Matheus.

O gol do Uberaba desestabilizou ainda mais o UEC, que não conseguiu criar mais nenhuma situação de gol na primeira etapa.

Jogadores do Uberaba comemoraram a conquista do bicampeonato perto da torcida colorada ontem no Parque do sabiá

No segundo tempo, o Uberaba apertou ainda mais a marcação e continuou fazendo “cera”. O Uberlândia forçou nos primeiros minutos, mas não teve força para reagir. Apesar de chegar à área do Uberaba, faltou competência nas conclusões. Em uma das poucas chances, Juninho Cearense chutou rasteiro, mas Glaysson fez boa defesa.

Enquanto o Uberlândia tentava desesperadamente o gol de empate, o Uberaba fazia o tempo passar. Nas arquibancadas, o torcedor uberlandense não conseguia esconder a frustração, enquanto os mais de mil uberabenses faziam a festa. Aos 50 minutos, quando o árbitro encerrou a partida, jogadores e torcida do Uberaba explodiram de alegria pela conquista do título da Taça Minas Gerais.

Ficha técnica

Uberlândia – Felipe Sanchez; Afonso (Alex), Carlão (Celinho), Matheus e Júlio César (Muller); Caetano, Juninho Cearense, Vertinho e Carlos Magno; Lila e Rena. Técnico – Moacir Júnior

Uberaba – Glaysson (Fernando); Ivonaldo, Rodrigão (Luciano), Felipe e Marcel; Balduíno, Gustavo, Gabriel e Rafael Ipuã; Cadu (Maxwel) e Marcinho. Técnico – Marcos Birigui

Árbitro – Emerson de Almeida Ferreira
Público pagante – 7.841
Renda – R$ 111 mil

Fonte: Correio de Uberlândia