Mutirão de limpeza das margens do Córrego Lagoinha resulta em duas toneladas de resíduos recolhidos
As margens do Córrego Lagoinha estão ganhando novo visual com a elaboração de um parque linear. O projeto viabilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, visa a recuperação da vegetação ciliar típica do cerrado e a oferta de mais lazer para a população em contato com a natureza.
E nesta manhã de sábado (26), mais uma grande ação de limpeza aconteceu por meio do mutirão que ganhou reforço com as parcerias do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e o Exército Brasileiro que disponibilizou mais de trinta soldados e caminhões. Juntos com a Prefeitura e moradores voluntários, foram retiradas cerca de duas toneladas de lixo.
O mutirão que encerrou a programação da Semana da Água, aconteceu ao longo das margens que compreende a Rua Aldorando José de Sousa, entre as vias Benjamin Alves Santos e Platão, no bairro Lagoinha. A região que tem cerca de 23 mil metros quadrados de área, recebeu há cerca de um mês, o cercamento da área com estrutura de madeira de eucalipto, calçadas e ciclovia.
As características verdes também estão a todo vapor. Foram plantadas mudas de quaresmeiras rosas e roxas em golas implantadas nas calçadas. Os taludes estão sendo preparados para receber gramado, garantindo a estabilidade do aterro.
O projeto de revitalização prevê a preparação de canteiros elevados nas esquinas para o plantio de espécies perto da área de calçada. Um dos pontos principais do parque linear é a revegetação da área próxima ao córrego, feito minuciosamente e até para amenizar os efeitos de alagamento no período chuvoso.