Minas Gerais tem a melhor educação básica do país

Agência Minas  – Jornal Correio

A educação mineira continua sendo referência nacional de acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, medido pelo Governo Federal. Divulgado na tarde desta terça-feira (14) pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante, o Ideb 2011 aponta que, em relação à última medição, o sistema educacional estadual mineiro evoluiu em todos os níveis de ensino.

Em comparação com outros estados, a rede estadual mineira também se destaca, mantendo a primeira colocação nos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, Minas subiu para do 3º para o 2º lugar nos anos finais e ficou na 3ª posição no ensino médio.

Resultados dos iniciais

O Ideb 2011 aponta que a rede estadual mineira alcançou a nota média 6,0 nos anos iniciais e continua sendo a melhor do país. O índice, segundo o próprio Ministério da Educação, é equivalente à média da educação em países desenvolvidos e garantiu que Minas ficasse na 1ª colocação em relação a outros estados. No último Ideb, medido em 2009, a rede estadual mineira já era a primeira colocada, com índice de 5,8.

Com Ideb de 6,0, a rede estadual mineira não só deixou para trás a meta estabelecida para 2011, que era de 5,7, como ultrapassou antecipadamente a meta estipulada para 2013, que é de 5,9. No total, 767 escolas estaduais mineiras apresentaram Ideb igual ou superior a 6,0 nos anos iniciais em 2011.

Considerando o Ideb de todas as redes — estadual, municipais e privadas — Minas Gerais também conseguiu destaque. O índice alcançado foi de 5,9 e também ultrapassa antecipadamente a meta estipulada para 2013, que é de 5,7.

Resultados dos anos finais

Nos anos finais, a rede estadual mineira também apresentou evolução. No Ideb 2011, as escolas dos anos finais alcançaram a média de 4,4. Esse índice fez com que a rede estadual mineira fosse classificada como a 2º entre todas as redes estaduais do país, atrás apenas de Santa Catarina, que ficou com 4,7.

Com Ideb de 4,4, a rede estadual mineira alcançou antecipadamente a meta estipulada para 2013, que é justamente de 4,4. Em relação ao último índice apurado, em 2009, a rede estadual apresentou evolução, passando de 4,1 para 4,4. Considerando todas as redes de ensino, Minas Gerais tem um Ideb de 4,6 e também alcançou antecipadamente a meta estipulada para 2013.

Resultados do Ensino Médio

A rede estadual mineira é a 3ª melhor do país de acordo com o Ideb 2011, tendo alcançado o índice de 3,7 e cumprindo a meta estipulada para o período. Com essa nota, a rede estadual cresceu em relação ao Ideb 2009, quando alcançou um índice de 3,6. A rede estadual mineira ficou atrás apenas de Santa Catarina, que está na 1ª posição com Ideb de 4,0 e São Paulo, que ficou em 2ª com Ideb de 3,9.