Mercado de trabalho recebe mais profissionais capacitados pela Prefeitura
Um leque de opções para aqueles que buscam qualificação profissional é oferecido desde 2005 pela Prefeitura de Uberlândia. Há oito anos, módulos voltados para o aprimoramento e ingresso no mercado de trabalho estão disponíveis nos BemSocial Centro Profissionalizante e nos Ônibus Itinerantes Meu Ofício. Na tarde desta terça-feira (11), mais de 1.300 alunos que participaram do segundo semestre de atividades nos equipamentos sociais receberam os certificados de conclusão dos cursos nas áreas automotiva, gestão empresarial, informática, construção civil, imagem pessoal e vestuário.
Durante a solenidade, autoridades entregaram o documento a 568 alunos matriculados no BemSocial do bairro Planalto e 552 do BemSocial do Luizote de Freitas. Cerca de 215 moradores do Taiaman, Mansour, Jardim Célia e Jardim Holanda que passaram pelo Bem Social Meu Ofício também levaram o certificado para casa.
Satisfeita com o resultado de seu esforço, a jovem Joyce Sousa não esconde ter muitas expectativas em relação ao futuro profissional. Após concluir o curso Técnico Contábil, ela diz que se sente totalmente preparado para ingressar no mercado de trabalho. “Hoje trabalho como atendente de televendas e com esse curso creio que minhas chances e possibilidades no mercado aumentaram. Estou muito satisfeita com o curso. Os professores são ótimos e as aulas bem interessantes”, declarou a formanda.
De acordo com Iracema Barbosa Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, a capacitação – ofertada pelo Município em parceria com empresas e instituições –, possibilita a construção de sonhos e oportuniza a conquista de uma vida melhor por meio da geração de emprego e renda. “Queremos que estes novos profissionais conquistem um trabalho digno, aumentem seu rendimento, tenham independência financeira e mais condições de oferecer o melhor para suas famílias. Investir na qualificação de nossa população é uma das determinações do prefeito Odelmo Leão”, explicou.
Referência na formação de mão-de-obra especializada para o segmento automotivo, o Centro Profissionalizante do Planalto oferece cursos de mecânica, repintura, colorimetria, eletricidade veicular, funilaria, dentre outros. No mesmo espaço, a comunidade pode participar de módulos de informática básica, assistente financeiro, técnicas logísticas, atendimento ao cliente, vendas e negociação. As inscrições estão abertas durante o ano todo e podem ser feitas gratuitamente no local (rua do Jardineiro, n°360, Planalto).
Já no Centro Profissionalizante do Luizote de Freitas, que fica na rua Antônio Rufino Borges, (esquina com a rua Ozório Peixoto de Souza), s/n, são ofertadas qualificações nas áreas de gestão empresarial, automotiva, informática básica e construção civil. Para fazer parte das turmas de qualquer módulo, é preciso ter idade mínima de 16 anos, apresentar comprovante de endereço e renda, CPF ou carteira de identidade. Os mesmos requisitos são exigência para quem quiser se inscrever no Centro Profissionalizante do bairro Planalto.
Com o intuito de garantir a aprendizagem para propiciar a inserção de mais pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, a Administração Municipal adaptou ônibus que levam cursos profissionalizantes a bairros periféricos de Uberlândia. Os BemSocial Meu Ofício oferece módulos de manicure e pedicure, bordado em pedraria, capacitação profissional e marketing.
O primeiro ônibus “Meu Ofício” foi lançado em julho de 2007 no bairro São Jorge. Em maio de 2008, a Prefeitura entregou o segundo veículo no Roosevelt. O terceiro foi inaugurado no bairro Canaã em agosto de 2009, e o quarto em julho deste ano, no Jardim Brasília. “Esta iniciativa tem como vantagem a oferta de capacitação para comunidades de diferentes regiões por meio do veículo itinerante”, acrescentou Iracema Barbosa.