Mais uma etapa do projeto de Arborização Urbana será executada

Ciente da importância das árvores para melhoria da qualidade de vida em Uberlândia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeiam) dá continuidade a um projeto que prevê o plantio de espécies nativas e a realização de ações pautadas na conscientização ambiental. Nesta quarta-feira (12), mais uma fase do Plano de Arborização Urbana será executada por uma equipe de profissionais do Município. A partir das 8h, os técnicos do setor de Educação Ambiental irão percorrer o Jardim Brasília para divulgar e sensibilizar os moradores quanto à relevância da arborização. O trabalho começará no cruzamento das ruas das Mães e Cometa.

Iniciado em abril, o projeto contempla o diagnóstico e o mapeamento das calçadas e canteiros centrais em todas as regiões da cidade. Após percorrer os bairros e conhecer a realidade de cada localidade, fazendo o levantamento do número e situação das árvores nas calçadas e canteiros centrais, os profissionais realizam um estudo para definir quais espécies devem ser suprimidas (por inadequação) ou plantadas. Com estes dados em mãos, o próximo passo é orientar os moradores e fazê-los entender por qual razão será necessária a intervenção.

“Este será o primeiro bairro a passar por esta etapa. A intenção é fazer o trabalho, gradativamente, em todas as regiões. Nossa função é explicar o projeto de casa em casa, distribuir material educativo e oferecer dicas de manutenção das árvores que plantaremos em seguida. Isso porque os moradores são os melhores agentes de conservação. Quando eles têm noção da importância das árvores para a redução de ruídos, diminuição da poluição, valorização dos imóveis, melhora da sensação térmica e umidade do ar, se transformam em zeladores deste patrimônio que deixa de ser individual e passa a ser coletivo”, explicou Raquel Mendes, secretária municipal de Meio Ambiente.

Antes de fazer o porta-a-porta, os profissionais da Semeiam estiveram nas três unidades educacionais do Jardim Brasília para mostrar o valor do que é feito em favor do meio ambiente. Alunos das escolas municipais de ensino fundamental e infantil (Afrânio Rodrigues da Cunha e Maria Aparecida da Silva) e da estadual (Antônio Tomaz Ferreira de Rezende) participaram de palestras de conscientização. A intenção foi apresentar o Plano de Arborização Urbana e explicar como a cooperação pode ser decisiva na preservação das áreas verdes do bairro e do município.

Desde 2005, a Prefeitura de Uberlândia tem colocado em prática iniciativas inovadoras que aliam a preservação da natureza e o desenvolvimento da área urbana. De acordo com Raquel Mendes, este projeto surgiu para complementar as diversas atividades permanentes desenvolvidas pela Semeiam com foco na sustentabilidade e conservação.

“Escolhemos a rua das Mães, no bairro Jardim Brasília para darmos início a implementação do projeto. A medida que formos visitando as casas, conscientizando os moradores, iremos, na sequência, iniciar o plantio”, contou Raquel Mendes.

Resultado do diagnóstico do bairro Jardim Brasília:

2.956 árvores existentes

140 árvores a suprimir (inadequadas ao local)

3.500 árvores a plantar (exóticas e nativas)

Conheça algumas das espécies que serão plantadas:

quaresmeira, resedá, callistemon, ipê, chorão, hibisco, pata de vaca, mussaenda, lofantera, manacá da serra, pau brasil, magnólia, eritrina, acássia etc.

Bairros diagnosticados no Plano de Arborização Urbana de Uberlândia:

1. Jardim Brasília

2. Morumbi

3. Canaã

4. São Jorge

5. Laranjeiras

6. Pacaembu

7. Maravilha

8. Tocantins

9. Guarani

10. Jardim Ipanema

11. Jardim Granada

12. Alvorada

13. Aclimação (em andamento)