Mais de 4 mil estudantes participam do Congresso da Juventude no Sabiazinho
Mais de quatro mil estudantes de 73 escolas da redes de ensino municipal, estadual, federal e particular participaram no dia 28 de novembro do 6º Congresso da Juventude realizado pela Administração Municipal no Sabiazinho. O evento é uma oportunidade para os jovens discutir temas atuais e expressar suas ideias frente aos desafios da sociedade. Participaram da solenidade de abertura do Congresso, o prefeito Odelmo Leão, o secretário de Estado de Esportes e Juventude, Eros Biondini e várias outras autoridades.
Ao receber dos jovens uma homenagem pela criação do Congresso e pelas ações desenvolvidas em prol da juventude durante seu mandato como prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão ficou emocionado. “Fico honrado pela admiração e carinho, mas não fazemos nada sozinhos. É por isso que reafirmo sempre: a parceria destes jovens foi e continua fundamental para Uberlândia crescer e se desenvolver em todos os sentidos. Não podemos pensar em um país do futuro se não discutirmos o presente e definirmos o que queremos para nossa cidade, para nossa nação. Ou seja, o futuro é agora e depende da participação desses jovens engajados”, afirmou.
Após a abertura oficial do evento, os jovens, divididos em cinco grupos debateram os seguintes temas: “O Que eu Tenho a Ver com Isso?”, “Vocação, Mercado de Trabalho e Carreira Profissional”, “O Impossível Pode Acontecer?”, “Sustentabilidade” e “Redes Sociais”. Os trabalhos dos grupos de discussão contaram com a presença de profissionais e especialistas, que apresentaram um panorama do momento presente e sugeriram aos jovens um levantamento de cinco desafios de cada tema. As propostas foram apresentadas na plenária final do Congresso e encaminhadas à Administração Municipal, como acontece desde sua primeira edição, em 2007.