Líderes de municípios do Sul inspiram-se na gestão pública de Uberlândia
Projetos e ações que contribuíram para alavancar o desenvolvimento urbano, econômico e social de Uberlândia estão sendo expostos para prefeitos eleitos em cidades do estado do Rio Grande do Sul. A apresentação é conduzida pelo prefeito Odelmo Leão em reuniões que acontecem até sexta-feira (9) no Centro Administrativo Municipal.
Os encontros fazem parte de uma iniciativa da Fundação Milton Campos, que enviou representantes a Uberlândia para colher informações para a elaboração de um documentário. A ideia é utilizar a produção para qualificar gestores municipais. Os prefeitos das cidades gaúchas de Casca, Guaporé e Marau anteciparam-se à ação e vieram pessoalmente conhecer o trabalho feito por Odelmo Leão em seus oito anos de governo. As equipes de transição das cidades de Sete Lagoas (MG) e Araguari (MG) também vieram assistir às apresentações.
Em cada reunião, são exibidos os principais feitos da Prefeitura em diversas áreas. Nesta quinta-feira (8), são destacados os investimentos realizados nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Social, Saúde e Trânsito e Transportes. O prefeito Odelmo Leão enfatizou ainda a integração das informações de todas as secretariais e autarquias por meio do Web Social, sistema informatizado criado pela administração municipal para facilitar ainda mais a gestão.
“Já que um novo pacto federativo não é feito, as prefeituras precisam fazer as suas transformações e inovar. Para isso, a informatização é um dos melhores caminhos. Ao conhecer tudo o que se passa na estrutura pública, o gestor tem melhores condições para fazer mudanças e até mesmo cobrar de outras esferas aquilo que é direito do município”, disse o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.
Para o prefeito da cidade de Casca (RS), Alan Martins das Chagas, ao reunir os dados que compõem o órgão público executivo, a gestão se torna mais eficiente. “É o que todas as prefeituras precisam fazer para sobreviver, porque trata-se de uma modernização que permite ao gestor conhecer a realidade da administração municipal e, com isso, otimizar recursos para criar novos programas que atendam à população”.
O prefeito eleito da cidade de Marau (RS), Josué Longo, disse que o maior desafio das prefeituras é o planejamento. “O que enxergando na administração de Uberlândia que serve como exemplo é o profissionalismo e a organização. Para nós que vamos iniciar a gestão de um município, creio que devemos buscar a união entre o técnico e o político. É um modelo executado pelo governo Odelmo Leão que mostra que dá bons resultados”, afirmou.
Márcio Turra, conselheiro da Fundação Milton Campos, disse que tão logo o documentário seja concluído, a intenção é promover caravanas para apresentá-lo em várias cidades. “Faremos seminários itinerantes pelo Brasil para os quais o prefeito Odelmo Leão será convidado a participar e disseminar a gestão bem sucedida de Uberlândia aos gestores que queiram se espelhar neste trabalho e reproduzir a experiência em seus municípios”.