Lazer, esporte e natureza nos 30 anos do Parque do Sabiá

 

A visita deste domingo (11) ao Parque do Sabiá não foi como a de todos os dias para dona Conceição Barbosa. Ela frequenta o espaço religiosamente para a prática de atividades físicas, mas neste dia o passeio foi com outra intenção: prestigiar o aniversário de 30 anos do parque. Dona Conceição e outras mais de 10 mil pessoas compareceram à festa, que teve início às 8h e contou com diversas atividades culturais e serviços para a população. Os visitantes também participaram do parabéns simbólico e receberam pedaços de bolo em comemoração ao aniversário.

“O Parque do Sabiá é um espaço que representa muito para Uberlândia. Aqui é um local de lazer, para passear com a família. Nos últimos oito anos, a Futel investiu bastante para oferecer melhorias e um parque cada vez mais bem cuidado, com mais equipamentos e espaços para a prática do esporte”, afirmou Antônio Carrijo, diretor-geral da Futel.

Música, espaço para leitura, café da manhã e ações voltadas à saúde e ao bem-estar fizeram parte da programação, além de uma exposição de fotos tiradas pelos próprios frequentadores do parque. As três melhores imagens foram premiadas e vão compor o acervo do Parque do Sabiá.

Apesar da chuva, as pessoas não deixaram de prestigiar a festa. Para alguns, ela foi até um ingrediente a mais. Marcos de Souza é atleta amador e, para ele, praticar a caminhada e a corrida em diversas condições contribui para seu treinamento. “O parque oferece uma ampla área para o atletismo. Mesmo com chuva, vale a pena estar aqui. Além do mais, não podemos deixar de celebrar essa data tão marcante para um local que é orgulho para Uberlândia”, disse.

Também participarão as secretarias de Agropecuária e Abastecimento, Educação, Saúde, Cultura, Trânsito e Transportes, Serviços Urbanos, Anti-Drogas e Defesa Social, Habitação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Trabalho, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Parque do Sabiá

O Parque do Sabiá começou a ser construído em sete de julho de 1977, sendo inaugurado no dia 7 de novembro de 1982. O espaço proporciona ao cidadão de Uberlândia um local para a prática desportiva e outras atividades de lazer. Possui sete campos de futebol com medidas variadas, identificados de A a G, utilizados durante a semana para atividades das escolinhas da Futel e, aos sábados e domingos, para disputas de campeonatos diversos.

O Sabiazinho, que também faz parte do Complexo Parque do Sabiá, é um campo com excelente gramado e medidas oficiais, utilizado para jogos do campeonato amador e eventos de maior proporção, como decisões de outros campeonatos e treinos do Uberlândia Esporte Clube (UEC).

O Parque do Sabiá tem ainda dois campos society, sendo um gramado e um de areia, que são utilizados pela comunidade. O futebol de salão, o vôlei, o basquete e o handebol podem ser praticados em cinco quadras, também existentes no complexo.

Faz parte do Complexo do Parque do Sabiá a Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Ginásio Sabiazinho), um ginásio multiuso, construído ao lado do Estádio Parque do Sabiá Estádio Municipal João Havelange, o maior do interior de Minas Gerais, com capacidade para 75 mil pessoas.

Com extensão de 5.100 metros, a pista asfaltada praticamente circula todo o complexo. Existem ainda as opções com trilhas de terra e calçadas no meio da mata. Quem faz caminhada no Parque do Sabiá tem o privilégio não só de fazer o cooper num local de ar puro, mas também de apreciar a beleza do verde, da represa, enfim, de todo o local.

Uma piscina de 50 metros e outra de 25 metros fazem parte também do complexo. De terça a sexta, elas são utilizadas nos dois períodos para as aulas da escolinha de natação da Futel, que reúne crianças, adolescentes e adultos. Aos sábados e domingos, as piscinas são utilizadas pela comunidade.

À margem da represa existe ainda uma prainha, com alambrado de proteção, que, nos finais de semana, é visitada por crianças e adultos. Na represa, pratica-se também o esporte náutico.

O Parque do Sabiá conta também com o Agita Uberlândia. Entre as atividades oferecidas estão: ginástica localizada, aeroboxe, alongamento e futsal feminino. O parque ainda dispõe de academia popular do Recanto do Sabiá, com 22 equipamentos, de sete tipos, que trabalham várias partes do corpo, além de cinco aparelhos adaptados para portadores de deficiência.

Para as crianças, ainda há o “Mundo da Criança”, com vários brinquedos no parque infantil e a Transitolândia, uma minicidade em que se aprende a respeitar o trânsito.