Karateca Daniel Borges de Melo na Câmara Municipal de Uberlândia
O que me levou a propor uma lei para que fosse instituida a semana de conscientização da sindrome de down, foi a preocupação em conscientizar a população, esclarecer e promover o combate ao preconceito. Muita gente acha que a síndrome de down é uma doença, mas isso não é verdade.
É só uma condição genética de alguns seres humanos – as pessoas com sindrome de down apenas tem um cromossomo a mais e por isso tem características diferentes – os olhos puxadinhos, marca na mão, separação dos dedos do s pés e precisam de comunicação simples para aprender e precisam ser incentivadas para se desenvolver normalmente.
Mas as pessoas com essa síndrome tem a capacidade de aprender e fazer tudo e ter uma vida absolutamente normal.
Então é dever do poder público, enquanto representante da sociedade buscar formas de proporcionar para as pessoas que possuem esta condição meios de se desenvolver para que possam viver com saúde e qualidade de vida.
A atividade física é muito importante no processo de inclusão social, melhora o equilíbrio emocional e também ajuda a prevenir doenças, evita qualquer tendência a compulsão alimentar, enfim, vai melhorar a vida dessas pessoas como um todo.
A Prefeitura de Uberlândia, através da futel disponibiliza atividades esportivas que atendem aos portadores de sindrome de down, além disso é parceira da apae que possue diversos projetos para melhorar a qualidade de vida das crianças portadoras de sindrome de down a partir dos 3 meses de idade.
então parabéns a esta câmara por trazer essa discussão hoje, parabéns ao daniel borges que é um exemplo para todos nós de superação e principalmente parabéns à família do joão, que o incentiva a ter uma vida plena em todos os sentidos porque entendeu algo que tods nós precisamos entender:
Que ser um down é apenas ser diferente e necessitar de um olhar diferente sem preconceito.
Daniel Borges de Melo é portador de Sindorme da Down, é karateca faixa preta com vários títulos conquistados e que nessa ocassião deu seu depoimento como portador desta síndrome.