Jovens tenistas sonham alto em Uberlândia

Mateus viajou mais de 3 mil quilômetros até Uberlândia. A viagem de Rafael e Jean foi mais curta, pouco mais de 400 quilômetros. Já Nicolas não levou mais de cinco minutos para chegar ao destino. Mas o que os quatro têm em comum? A paixão pelo tênis. Eles participam desde sexta-feira até amanhã da 3ª Etapa do Circuito Triângulo Mineiro de Tênis Infanto-Juvenil, disputada no Praia Clube. Mais do que muitas raquetadas na bolinha, com slices, smashes, topspins e forehands, os sonhos também se assemelham: o de um dia se tornarem tenistas profissionais.

Nicolas Keit Caetano pratica o esporte desde os 4 anos, influenciado pelo pai, professor de tênis. Hoje com 12 anos, coleciona mais de 40 troféus, sendo 30 de campeão e 10 de vice, além de ser o melhor do Brasil na categoria 12 anos masculino no ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

O treinamento é puxado, das 14h às 18h de segunda a sexta-feira e das 11h às 12h no sábado, o que totaliza 21 horas por semana ou 84 horas por mês. “Jogar tênis me faz abrir mão de algumas coisas como férias ou brincadeiras, mas vale muito a pena, pois é um esporte muito legal e que me serve como diversão”, disse. O pai e os treinadores controlam a agenda de torneios, que já registrou duelos em São Paulo, Florianópolis, Brasília, Anápolis e Rio Verde.

Mateus Tinôco, de 16 anos, viajou de Manaus para ganhar mais experiência em Uberlândia. “Vim para cá para voltar ao ritmo de jogo nacional. Jogo desde os meus 9 anos e pretendo me tornar profissional”, afirmou. O sonho de se profissionalizar é o mesmo dos amigos Rafael Lima Wagner, 12 anos, e Jean Mendes Muniz, 11 anos. O primeiro é o 16º no ranking da CBT, o segundo o 13º. Os dois saíram de Brasília para disputar a etapa do torneio em Uberlândia. A única diferença fica por conta do ídolo de cada um. “Me inspiro no Rafael Nadal, o melhor do mundo, por causa da garra, da técnica e por ele nunca desistir do jogo”, disse o xará Rafael. “Já eu prefiro o Djokovic [tenista sérvio]”, afirmou Jean.

Torneio

O Circuito Triângulo Mineiro de Tênis Infanto-Juvenil está sendo disputado em três cidades de Minas Gerais de 20 de janeiro a 6 de fevereiro. A primeira, de 20 a 23 de janeiro, foi no Praia Clube em Uberlândia. Na segunda etapa, os tenistas viajaram para Araxá, onde jogaram no Clube Girassol de 24 a 28 de janeiro. A terceira e atual etapa vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, novamente, no Praia Clube em Uberlândia. A quarta e última etapa será de 2 a 6 fevereiro no Clube Pica-Pau em Araguari. As categorias são: 12, 14, 16 e 18 anos no masculino e 14 e 16 anos no feminino. As disputas são de simples e duplas.

Além dos 14 atletas da casa, o evento conta com jogadores do Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, São Paulo e Distrito Federal, num total de 128 tenistas. A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e haverá pontuação no ranking nacional e estadual da modalidade.

Tenistas do Praia Clube

Caio Pertile Andrade Santos – 14 anos – Masculino
Carlos Augusto Servato Borges – 16 anos – Masculino
Djalma Pereira Rabelo – 18 anos – Masculino
Eduardo Franco Ribeiro Espir – 12 anos – Masculino
Gabriel Resende de Moraes Fechio – 14 anos – Masculino
Iago Gonçalves Guerin – 18 anos – Masculino
Isadora Santos Cerchi – 14 anos – Feminino
Lucas Cecin de Deus Spirandelli – 14 anos – Masculino
Lucas Zumpano Araújo – 16 anos – Masculino
Marco Paulo Pereira Castro – 16 anos – Masculino
Nicolas Keit Caetano – 12 anos – Masculino
Paula Tannus Resende – 16 anos – Feminino
Raul Souto e Souza – 16 anos – Masculino
Victor Amorim Gonzaga – 18 anos – Masculino

Circuito Triângulo Mineiro de Tênis Infanto-Juvenil

1ª Etapa – 20 a 23 de janeiro – Praia Clube (Uberlândia)
2ª Etapa – 24 a 28 de janeiro – Clube Girassol (Araxá)
3ª Etapa – 29 de janeiro a 1º de fevereiro – Praia Clube (Uberlândia)
4ª Etapa – 2 a 6 de fevereiro – Clube Pica-Pau (Araguari)