Jiu-Jítsu será atração no domingo
A arena do Sabiazinho será palco da Copa Brasil Central de Jiu-Jítsu neste domingo (12) das 9h às 18h. Esta é a primeira edição do evento que deve reunir cerca de 350 atletas de 30 cidades da região. “Queremos inaugurar um evento na região central. A Copa é a união de todas as competições menores que acontecem por aqui. Vamos difundir o esporte fora do eixo Rio–São Paulo, onde já acontecem grandes competições”, disse Helvico Queiroz Júnior, organizador da Copa.
A Copa Brasil Central é reconhecida pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ) e recebe apoio da Federação Paulista, Secretaria de Estado de Esporte e Prefeitura de Uberlândia. O campeão mundial (2004) Gabriel Gonzaga, mais conhecido como Napão, é convidado especial e, além de ministrar um seminário sobre o esporte no sábado, vai arbitrar alguns confrontos.
Até agora 16 equipes confirmaram participação. Todas as categorias das faixas de branca a preta estarão representadas, mas cerca de 80% das lutas devem acontecer entre os atletas adultos. Os vencedores – do primeiro ao terceiro lugar ganharão medalhas oficiais, e nas categorias absolutas. A premiação é de R$ 1 mil para a faixa preta e R$ 500 para a marrom. As faixas branca, azul e roxo ganharão quimonos.
Os confrontos acontecerão em quatro áreas de combates das 9h às 18h. A entrada é um litro de leite longa vida. Toda a arrecadação será doada a instituições beneficentes. “Nossa intenção é divulgar o esporte que forma cidadãos”, afirmou o organizador.
Cidade exporta atletas
Em Uberlândia existem cerca de 250 lutadores de jiu-jítsu em atividade. De acordo com o organizador da Copa Brasil Central, Helvico Queiroz Júnior, a cidade é um celeiro de bons atletas. “Temos lutadores que saíram daqui e hoje são professores lá fora como o Lucas Lepri que está em Nova York nos Estados Unidos”, disse.
Para ele, o esporte precisa ser mais bem difundido. “Na década de 1980, o esporte foi relacionado aos bad boys, mas isso não existe mais. O jiu-jítsu brasileiro é reconhecido em todo o mundo e precisa ser valorizado aqui também”, afirmou.
Segundo grau da faixa preta
O lutador de jiu-jítsu e professor Fábio Camargo conquistou o segundo grau da faixa preta no esporte e é hoje o maior graduado de Uberlândia. Ele foi avaliado por uma banca examinadora da Liga Brasileira em Belo Horizonte. “Esta vitória representa maior responsabilidade. Agora, almejo chegar à faixa coral. Ainda faltam quatro graduações”, disse. O atleta, vice-campeão brasileiro (2010), treina há 12 anos e será um dos árbitros da Copa Brasil Central de Jiu-Jítsu que acontece neste domingo.
A equipe que Fábio Camargo comanda vai participar com 50 lutadores, dos quais 28 foram campeões brasileiros na competição da Liga. “A competição está com nível altíssimo. A própria estrutura é inédita na região”, afirmou Fábio Camargo.