Jardim Holanda recebe Ônibus-Biblioteca esta semana

Um verdadeiro acervo de livros sobre rodas. Com o intuito de estimular ainda mais o hábito da leitura na comunidade, o projeto Ônibus-Biblioteca percorre diversas regiões de Uberlândia. Na próxima terça-feira (6), a partir das 9h, será a vez do bairro Jardim Holanda entrar na rota do veículo. Além dos livros, o evento de estreia ainda contará com uma apresentação da Banda Municipal.

O ônibus estará estacionado na rua Alameda Rodrigo Pereira de Souza, 34, em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Clesilda Alves Rosa, até as 13h. Desde que foi retomado pela Secretaria de Cultura, em janeiro de 2017, o projeto já passou por diversos bairros, como Segismundo Pereira, Liberdade, Dona Zulmira, Jardim das Palmeiras, Aclimação, Tocantins, entre outros. As visitas acontecem a cada 15 dias.

Biblioteca sobre rodas

Após deixar a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, o ônibus adaptado emitirá uma mensagem sonora para avisar a comunidade no local programado até se dirigir a um ponto fixo. Ao todo, 2,8 mil livros são transportados pelo veículo, com opções para quem gosta de literatura infantil, infanto-juvenil, estrangeira, brasileira, biografias, religiosidades, auto-ajuda, entre outros.

Ler faz bem!

De acordo com Denise Carvalho, diretora da Biblioteca Municipal, o intuito é democratizar ainda mais a uma leitura diversificada e de qualidade no cenário local. “Nosso objetivo é que as pessoas passem a gostar ainda mais e apreciar um bom livro. É algo que favorece na saúde, no bem-estar, na memória, no vocabulário, e quanto mais aproximarmos isso das pessoas, melhor”, afirmou.

Associe-se!

Durante a visita do ônibus, os interessados têm a opção de ler no local, ocupando as cadeiras que são disponibilizadas pelo projeto, ou levar o exemplar para casa. Para isso, é necessário se associar. Para efetuar o cadastro, basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de menores de idade, a inscrição é feita mediante a presença dos pais ou responsáveis. A cada visita, aquele que estiver com os livros emprestados deve devolver a obra ou renovar o empréstimo. São permitidos apenas dois títulos por vez.

Fonte:
SECOM/PMU