Ituiutaba e ABC começam decisão da Série C neste sábado
O primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro da Série C acontece neste sábado, quando Ituiutaba-MG e ABC-RN irão se enfrentar às 17 horas, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia. Mesmo sendo o mandante do jogo, o time mineiro foi impedido de atuar em seu estádio (Fazendinha), pois o local não comporta 10 mil pessoas, como determina a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a decisão.
O Ituiutaba chegou à final ao eliminar o Criciúma-SC na semifinal. Os dois jogos entre os times terminaram empatados, por 1 a 1, sendo que o primeiro jogo aconteceu em Santa Catarina. Dessa maneira, a vaga foi definida na cobrança de penalidades, quando o time mineiro foi melhor e conquistou a classificação ao fazer 4 a 2.
Por outro lado, o ABC eliminou o Salgueiro-PE. No primeiro jogo, em Recife, os times ficaram no empate, por 1 a 1. Já no jogo de volta, em Natal, o alvinegro potiguar foi melhor e fez 2 a 0, assegurando vaga à final. Apesar disso, os quatro times que chegaram à semifinal conquistaram o acesso à Série B de 2011.
Números dos clubes!
Os números dos times são muitos diferentes. Enquanto o ABC é o melhor time da competição, o Ituiutaba tem a coroa de “rei dos empates”. Em relação à invencibilidade, o time mineiro leva a melhor, pois não é derrotado desde a estreia n Série C, dia 18 de julho, quando perdeu do Luverdense, por 2 a 1, fora de casa. Por outro lado, o time potiguar sofreu sua última derrota no dia 19 de setembro, quando levou 1 a 0 do CRB, em Maceió.
Apesar disso, os clubes ainda não sofreram derrotas atuando como mandantes. O Ituiutaba sofreu apenas uma derrota, enquanto que o ABC foi derrotado em duas oportunidades, mas ambas como visitantes. No geral, o alvinegro soma, ainda, seis vitórias e duas derrotas, sendo 18 gols marcados e somente oito sofridos. O artilheiro do ABC é Cascata, com quatro gols. Já o time mineiro soma, ainda, quatro vitórias e sete empates, sendo 12 gols marcados e sete sofridos. Os artilheiros do time são Peri e Totonho, ambos com três gols cada.
Vai ser inédito!
Uma curiosidade importante na decisão é que título será inédito para o clube que o conquistar. O motivo é que Ituiutaba e ABC ainda não possuem o caneco da Série C nacional. Além disso, nenhum dos clubes tem em sua sala de conquistas um título de caráter nacional. Fator que motiva ainda mais os dois times na busca pela taça da Série C.