Índice educacional da rede pública em Uberlândia supera o do Brasil

A média do ensino fundamental mantido pela rede pública em Uberlândia superou a do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Dados desta avaliação referentes ao ano de 2011 indicam que as séries iniciais (1º ao 5º ano) tiveram média de 5,8, enquanto as séries finais (6º ao 9º ano) obtiveram nota 4,8. Em âmbito nacional, os índices foram de 4,7 e 3,9, respectivamente.

Os números atingidos neste ano pelas instituições de ensino público da cidade também estão acima das metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC). A projeção do órgão é atingir estes índices em 2015. Os dados de Uberlândia também apresentaram melhora se comparados aos de 2009, data do último Ideb. Há dois anos, as séries iniciais do ensino fundamental registraram médias de 5,6 e as finais, de 4,5.

Para chegar aos índices, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do ensino fundamental no fim destas séries. Para que as escolas tenham resultados satisfatórios com notas que podem variar de 0 a 10, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Em Uberlândia, as escolas da rede estadual de ensino apresentaram resultados melhores se comparados aos da rede municipal. Nos anos iniciais, a média da rede estadual foi de 6,2 contra 5,5 registrada pelas escolas domunicípio. Já nas séries finais, foram 4,9 pontos da rede estadual e média de 4,6 das municipais. A Escola Estadual Honório Guimarães, no bairro Lídice, setor central, se destacou nas séries iniciais do ensino fundamental, com o melhor resultado da cidade na rede pública. A instituição obteve nota 7,5, índice superior à média de 5,8 registrada em Uberlândia.

Para estar no topo do ranking das instituições de Uberlândia com a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, a Escola Estadual Honório Guimarães tem uma estratégia. No início do ano letivo, alunos de todas as séries fazem uma prova para que os professores identifiquem as dificuldades decada estudante.

“A percepção da defasagem do aprendizado de forma individual permite corrigir os problemas ao longo do ano”, afirmou o diretor da escola, Juscelino Pereira de Souza. Ainda segundo o diretor, outra atividade que tem ajudado os alunos desta instituição de ensino tem sido a prática da leitura. “O aluno que lê com frequência interpreta melhor questões relacionadas a todas as disciplinas”, disse o diretor.

Juscelino de Souza afirmou que há ainda a preocupação com o trabalho dos professores, que se reúnem periodicamente para discutir a prática pedagógica e verificar se o cronograma adotado tem sido bem desenvolvido.

SÉRIES INICIAIS

Os números apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 são vistos com cautela pelo mestre em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Eduardo Macedo, já que ainda que estejam acima da média nacional, há uma diminuição quando comparados os índice obtidos pelas séries iniciais e pelos últimos anos do ensino fundamental.

Do 1º ao 5º ano, a rede pública de Uberlândia obteve média de 5,8. A avaliação do 6º ao 9º ano foi de 4,8 pontos. De acordo com Macedo, essa diferença se justifica pelo fato de as políticas públicas serem mais direcionadas para a educação infantil. “A transição do aluno do 5º para o 6º ano tem sido problemática, uma vez que o ritmo de ensino é diferente de uma série para a outra”, disse. Como consequência, segundo o mestre em Educação, há o aumento dos índices de evasão e de reprovação.

Ainda de acordo com Macedo, em Uberlândia, de cada quatro crianças que ingressam na 1ª série do ensino fundamental, somente uma chega ao 9º ano. Outra análise feita por Eduardo Macedo é o fato de a média da rede estadual ser maior que a do município. De acordo com o professor, um dos fatores que pode explicar esta diferença é a gestão escolar. “No município, os diretores são escolhidos por meio de eleição, enquanto no Estado, é preciso ter certificação para gerenciar uma escola”, afirmou.

VARIAÇÃO

A cidade de Nova Ponte (MG), que fica distante 92 quilômetros de Uberlândia, foi destaque nacional após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. A Escola Municipal São Miguel, que conta com 750 alunos, alcançou o primeiro lugar nacional entre as escolas municipais das séries finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, com nota de 6,8. O número é também 84% superior à meta dos 3,7 pontos estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a secretária de Educação de Nova Ponte, Maria Regina Silva, a motivação dos professores é um dos fatores que podem ser atribuídos à nota obtida pela escola. Também segundo ela, mensalmente, eles são avaliados e o bom desempenho significa mais R$ 200 no salário.

“Também priorizamos aulas extraclasse e o contato entre professores, alunos e pais. Por meio do projeto ‘Período de Visitas’, os docentes visitam a casa dos alunos para conhecer a realidade de cada um”, disse.

MELHORES ESCOLAS DE UBERLÂNDIA

E.E. Honório Guimarães – 7,5

E.E. Tubal Vilela da Silva – 7,4

E.M. Profº. Otávio Batista Coelho – 7,2

E.M. Amanda Carneiro Teixeira – 7,1

E.E. Dr. Duarte Ulhôa – 6,3

Escola de Educação Básica – 6,0

E.E. Honório Guimarães – 6,0

E.E. Tubal Vilela da Silva – 6,0

 

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia – 23 de agosto 2012

Repórter: Flávia Ferraz