Idosos dão show em Olimpíada organizada pela Prefeitura

O dia foi de festa para centenas de idosos que participaram da abertura da 2ª Olimpíada do Idoso nesta segunda-feira (26). O evento realizado no Ginásio Poliesportivo do Patrimônio, sede das competições, será promovido pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) até quinta-feira (29).

O prefeito Odelmo Leão prestigiou a abertura, parabenizou os participantes da Olimpíada e anunciou novos investimentos para a área. “Realizaremos estudos para tentar viabilizar a construção de uma piscina no BemSocial Ceai1. É uma determinação minha que a Prefeitura ofereça cada vez mais  qualidade de vida à população”, afirmou.

A Olimpíada é um dos exemplos que o trabalho da Prefeitura está no caminho certo. “Todos os projetos implantados por esta administração foram visando a qualidade de vida dos idosos. Sempre que desenvolvemos um projeto como esse a resposta dos idosos ao nosso trabalho vem com alegria e participação”, falou Iracema Barbosa Marques, secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).

Aos 80 anos, Geraldo Figueira, morador do bairro Laranjeiras, frequenta o BemSocial Ceai 2 e mostrou vitalidade ao percorrer o Poliesportivo do Patrimônio com a tocha que acendeu a pira olímpica. “É a primeira vez participo de uma atividade como essa. Na minha idade é motivo de muito orgulho e satisfação”, declarou.

Já o juramento foi feito por Rosa Amélia Silva, frequentadora do BemSocial Ceai 1. Ela afirmou que o dia foi especial. “Na minha juventude não tive estas oportunidades que hoje a Prefeitura me oferece. Nasci em São Paulo, mas há 10 anos escolhi Uberlândia para viver porque aqui encontro qualidade de vida”, disse.

Investimentos não param

Desde 2005, na administração do prefeito Odelmo Leão, a administração municipal vem ampliando o atendimento à terceira idade. Uma das medidas sociais implantadas consiste na reforma e instalação de novos Centros Educacionais de Assistência Integrada (Ceais). Os dois primeiros Ceais instalados em Uberlândia, nos bairros Brasil e Laranjeiras, foram reformados. Também foram construídas duas unidades, uma no bairro Luizote e outra no Guarani.

Atualmente 10.727 idosos são atendidos nos quatros BemSocial Ceai. Os espaços oferecem atividades de lazer, como bailes, viagens, oficinas de trabalhos manuais. Os freqüentadores recebem atendimentos médicos e odontológicos e participam de várias atividades físicas, entre elas, hidroginástica e natação em piscina aquecida e coberta (Ceais 1 e 2), ioga e alfabetização. Quem precisa, também é orientado sobre aposentadoria e outros benefícios sociais.

Em sua administração, o prefeito Odelmo Leão também implantou em Uberlândia um projeto pioneiro no Estado. Para oferecer moradia adequada, segurança, conforto e mais qualidade de vida para idosos de baixa renda, a Prefeitura construiu o Condomínio do Idoso, localizado no bairro Guarani. São 24 chalés com capacidade para 48 idosos e infraestrutura completa.

A terceira idade conta ainda com a assistência da Casa Dia. O espaço é destinado ao atendimento de idosos de baixa renda que não têm condições de permanecer desacompanhados em seus domicílios.

Investimentos que são reconhecidos por todos. “Uberlândia é uma cidade diferenciada eu não conheço nenhuma cidade no país que tenha tantos investimentos para os idosos, que ofereça uma estrutura semelhante a que temos. Isso demonstra o dinamismo do prefeito Odelmo Leão que está preparando Uberlândia para o futuro”, declarou o promotor de Justiça, Lucio Flavio de Faria.