Hospital Municipal completou nove anos de serviços à comunidade
Inaugurado em 2010, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneio (HMMDOLC) comemora mais um ano de atividade neste 15 de novembro. Para que a unidade continue sendo referência em atendimento público hospitalar no Brasil, a Prefeitura de Uberlândia trabalha diariamente para que o marco na história da saúde da cidade continue a oferecer serviços hospitalares de excelência e em forma integral.
Sob determinação do prefeito Odelmo Leão, os esforços empreendidos pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) – responsável pela administração do hospital – permitiram novas conquistas à unidade.
Graças ao empenho da gestão municipal junto ao Ministério da Saúde, foi possível a aquisição de um equipamento de hemodinâmica, que permitirá realizar com mais agilidade para a população os exames de cateterismo, arteriografia e angioplastia – procedimentos fundamentais para o diagnóstico precoce, tratamento de doenças cardíacas e desobstrução de artérias.
A previsão é de que a instalação do equipamento ocorra até o fim deste ano. O setor de hemodinâmica será um dos mais modernos em serviços cardiológicos do Brasil, com equipamentos avançados. O local será dividido em três áreas: sala de exames e procedimentos cirúrgicos (onde ficará o equipamento), sala de comando (onde permanecem os técnicos que auxiliam os médicos) e sala técnica, para abrigar os painéis elétricos. O sistema possibilitará ainda a descentralização dos serviços realizados duas vezes por semana no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
“Ter a hemodinâmica no Hospital Municipal significa um avanço, atendendo a uma demanda da nossa população, já que esperamos diminuir o tempo de espera para pessoas que precisam destes procedimentos. O município tem feito sua parte para melhorar a saúde pública de Uberlândia, prestando atendimentos de alta complexidade, que são de responsabilidade do Estado”, pontuou Odelmo Leão.
Além disso, desde 2018, o Hospital Municipal tem se trabalhando constantemente para atender também outra necessidade da população ao realizar as cirurgias cardíacas simples. A iniciativa da gestão municipal representa um grande passo para o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que segue em andamento. Com a habilitação, o município passa a receber recursos federais, que garantirão a continuidade do atendimento à população.
A Prefeitura de Uberlândia também entregou 59 novos computadores para o Hospital Municipal, que garantiram mais rapidez e qualidade nos serviços prestados. São progessos na saúde que, diante da tantas dificuldades enfrentadas, merecem ser destacadas em mais um ano de atividades oferecidas à população de Uberlândia.
Alta complexidade em traumatologia e ortopedia
Além disso, em julho deste ano, após preencher todos os requisitos de estrutura e ambiente exigidos pelo Ministério da Saúde, o Hospital Municipal recebeu o credenciado como unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia.
Na prática, o credenciamento garante que o município receba mais de R$ 520 mil ao ano para a realização dos procedimentos. Com a habilitação, foi ampliada a receita do hospital para a realização destas cirurgias, que já estavam sendo feitas com recurso próprio do município para atender a demanda existente na rede. O credenciamento ocorrido este ano veio para somar à outra habilitação importante que foi garantida. A unidade recebe, desde 2018, recursos para a realização de cirurgias ontológicas.
Maternidade
Em maio de 2011, o Hospital Municipal inaugurou a maternidade para continuar oferecendo assistência adequada à comunidade. São 31 leitos, além de outros 10 de berçário, 10 de UTI neonatal e dois de cuidados intermediários. A porta de entrada à maternidade do Hospital Municipal é a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Martins, referência em saúde da mulher.
A maternidade do Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro registra anualmente mais de três mil partose trabalha constantemente para reduzir as taxa de cesáreas realizadas. Em 2012, dos partos que aconteceram na unidade, 68% tinham intervenção cirúrgica.
Com trabalho de orientação e estímulo ao parto normal por meio de um trabalho desenvolvido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com as gestantes que fazem o pré-natal na rede pública, os números reduziram, representando uma queda 41% nas cesáreas realizadas.
Especialidades e capacidade de atendimento
Certificado em nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Municipal atende aos critérios de segurança exigidos e apresenta gestão integrada, bem como qualidade nos serviços prestados. Graças a essa avaliação, Uberlândia é a única cidade do Triângulo Mineiro com hospital público reconhecido no Brasil pelos serviços prestados.
O complexo tem atualmente 236 leitos, sendo 40 de UTI adulto e 10 de UTI neonatal. O projeto possibilita, ainda, a expansão da construção, podendo comportar até 500 leitos em uma segunda etapa.
São oferecidas várias especialidades médicas no complexo hospitalar, como atendimento clínico em cardiologia, hematologia, infectologia, neurologia, nefrologia e nutrologia. Na parte cirúrgica são realizados os procedimentos gerais, aparelho digestivo, torácico, vascular, urologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria/neonatologia, oftalmologia, cardiologia e oncologia.