Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia é inaugurado
Um marco para a história de Uberlândia. Na noite desta segunda-feira (15), foi inaugurado o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Mais de 700 pessoas participaram da cerimônia, que contou com a presença de autoridades políticas, como o governador de Minas Gerais, Antônio Anastásia, o prefeito Odelmo Leão, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques e o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha. A comunidade também esteve presente, assim como representantes do poder judiciário, profissionais da saúde e funcionários públicos.
O prefeito e o governador assinaram o termo de autorização para providências preparatórias para o início das atividades operacionais do Hospital. Também realizaram a entrega do troféu de Acreditação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, e homenagearam o funcionário Cláudio Paes de Almeida, da Secretaria Municipal de Obras, pelo empenho na concretização da obra. O prefeito ainda fez a entrega de uma placa em homenagem ao Governador.
Em sua primeira visita oficial à Uberlândia depois de reeleito, Antônio Anastasia disse estar muito satisfeito por participar da inauguração, fruto da parceria do Governo do Estado e Prefeitura. “Vim aqui testemunhar a entrega desta obra grandiosa ao povo de Uberlândia. Aqui estive quando esta obra se iniciou, quando os primeiros passos foram dados neste terreno. Saliento a parceria entre Aécio e o prefeito Odelmo, que trabalharam em cumplicidade para seguir com este projeto visionário. Esta parceria tem se desdobrado não só na área da saúde, mas em todos os segmentos da política pública, que é a social, a econômica e a de infraestrutura. Esta é uma parceria que deu certo, que dá certo e que continuará dando certo nos próximos anos, entre nosso governo do Estado e esta cidade, que é a segunda maior de Minas Gerais. Fico muito honrado, alegre e satisfeito por estar na entrega desta obra monumental”, destacou o governador.
Anastasia também parabenizou o esforço do Prefeito para que este marco fosse concretizado. “Aqui se cumpre uma grande etapa. Se não fosse a coragem, ousadia, esforço e empreendedorismo de Odelmo Leão, não estaríamos aqui. Uberlândia modelo que é, foi e será, desponta no Brasil como exemplo a ser seguido também na área de saúde”, disse.
Odelmo Leão agradeceu todo o apoio recebido do Governo do Estado, na figura de Antônio Anastasia e também a todos os servidores e pessoas que estiveram envolvidas na obra. “Nós vamos continuar trabalhando. Este é o melhor hospital público do país e foi feito para atender as trabalhadoras e trabalhadores de nossa cidade. Acredito que esta é uma grande conquista da nossa gente e que foi concretizada graças ao trabalho em parceria. Se não fosse este trabalho conjunto, não estaríamos aqui”, contou.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o evento foi muito mais que a inauguração de um hospital. “Estamos entregando um empreendimento que tem excelência em soluções ecologicamente corretas, arquitetônicas e de humanização, onde há também a inovação do ponto de vista da governança. Desta maneira, gostaria salientar a coragem e o espírito visionário do prefeito Odelmo Leão, que buscou a excelência em todos os aspectos desta obra. Isso tudo gerará grande avanço do sistema público de saúde. Aqui em Uberlândia, o sistema de saúde tem avançado, tem atendido a comunidade e ficará ainda melhor”, apontou.
Segundo o autor do projeto, Dr. Domingos Fiorentini, o hospital, acumula todo o seu conhecimento e pode ser chamado de hospital sustentável e inteligente. “Temos que fazer hospitais mais econômicos, onde se investe em custo operacional baixo. Este é mais um hospital que faço, onde priorizei a economiza de água, energia, esgoto e gás. Sinto alegria e gratidão por ver tudo pronto. Quando o Prefeito Odelmo e o Professor Gladstone me chamaram e disseram que queriam o melhor hospital, foi uma grande oportunidade para realizar sonhos. É um sonho de um arquiteto, de um médico, concretizado neste hospital”, ressaltou.