Hora do Planeta conscientiza sobre futuro do planeta
A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com o Comitê de Sustentabilidade e Canal da Gente, promoveu a Hora do Planeta no sábado (31). É o terceiro ano consecutivo que Uberlândia adere à campanha de reflexão sobre o futuro do planeta Terra. Os organizadores incentivam o apagar das luzes por uma hora: das 20h30 às 21h30.
A Hora do Planeta também contou com a apresentação do Grupo de Violeiros, na Praça Clarimundo Carneiro, à luz de velas. Foram distribuídas velas e camisetas durante o evento e várias ações de conscientização estão sendo planejadas. No ano passado, mais de duas mil pessoas se reuniram na praça com a realização de shows acústicos. Muitas casas e empresas também aderiram à campanha.
Hora do Planeta no mundo
Realizada pela Rede World Wildlife Fund (Fundo Mundial da Natureza), a Hora do Planeta teve sua primeira edição em escala global no ano de 2007, quando cerca de dois milhões de pessoas apagaram as luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas aderiram à ação. Em 2009, esse número superou a marca dos milhões quando quase um bilhão de pessoas no planeta desligaram as luzes. No Brasil, milhões de pessoas apagaram as luzes e mostraram sua preocupação com o aquecimento global. Mais de cem cidades, incluindo 13 capitais, participaram do movimento. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro.
Em 2010, a Hora do Planeta mobilizou 4.200 cidades em 125 países. Monumentos como a Torre Eiffel, London Eye, Fontana de Trevi e Empire State foram alguns dos mais de 1.300 ícones que ficaram às escuras.
Em 2011, no Brasil, 20 capitais aderiram.
Fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=agenciaNoticias&id=2169