Futel lança cadastro on-line para ciclistas no Parque do Sabiá
Na quinta-feira (19), data em que se comemora o Dia Nacional do Ciclista, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), lançará um sistema de cadastro on-line para ciclistas que pedalam no Parque do Sabiá. O formulário será disponibilizado na página da Futel no portal da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br/
Com a implantação do sistema, os ciclistas deverão preencher o formulário com seus dados pessoais uma única vez, imprimir ou salvar o comprovante no celular e apresentá-lo na portaria do Parque do Sabiá sempre que forem pedalar no principal cartão postal de Uberlândia.
Segundo o diretor geral da Futel, Edson Zanatta, a medida visa tornar o ciclismo no Parque do Sabiá ainda mais organizado, além de oferecer mais segurança a todos. Ele lembra também que o preenchimento do formulário se tornará obrigatório para os ciclistas a partir das próximas semanas e que os agentes patrimoniais informarão os ciclistas que passarem pelo Parque do Sabiá a respeito dessa novidade.
“É mais uma medida que visa beneficiar os ciclistas, assim como aconteceu em 2019, quando a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, atendeu a uma reivindicação e implantou o horário noturno para a prática da atividade. Hoje, o sucesso é tamanho que mais de 150 ciclistas passam pelo local toda noite”, disse Zanatta.
A iniciativa tem aprovação dos ciclistas. “Esse cadastro é muito importante, pois deixa tudo mais organizado para nós. A Futel tem feito muito pelo ciclismo em Uberlândia e só temos a agradecer”, destacou Eliana Moreira, que pedala no Parque do Sabiá três vezes por semana.
Regras
Também na quinta-feira (19), serão inseridas no portal da Prefeitura de Uberlândia as regras para a prática de ciclismo no Parque do Sabiá, já publicadas em portaria no Diário Oficial do Município.
No caso do ciclismo diurno, é obrigatório o uso de capacete e a circulação das bikes deve ser no sentido horário da pista, apenas pela ciclofaixa, em baixa velocidade. Já para o ciclismo noturno, são exigidas luzes dianteiras , além do uso de capacete e luvas de proteção. A circulação é no sentido anti-horário da pista e as bicicletas rápidas (speed) devem transitar à esquerda, enquanto as demais à direita. Sempre que retomar a marcha ou mudar de direção, o ciclista deve sinalizar antecipadamente suas manobras.
Nesse período de pandemia, os frequentadores também devem usar máscaras de proteção e ter a temperatura aferida por profissionais da Futel. Pessoas em estado febril não podem entrar no local.
Ciclismo no Parque do Sabiá
Diurno: De segunda a sábado, das 10h às 16h
Noturno Treinamento: De segunda a quinta, das 20h às 22h (com entrada permitida até as 21h)
Pedal da Família: Sextas-feiras, das 20h às 22h (com entrada permitida até as 21h)