Formatura do Proerd reúne mais de 4 mil estudantes no Sabiazinho
Na manhã desta quarta-feira (24), a Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho) foi local de comemoração para crianças e jovens do ensino fundamental. Mais de 4 mil alunos de escolas públicas e privadas participaram formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), sendo 1.586 alunos e 46 professores de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino.
Uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e a 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), o Programa foi criado para prevenir o uso de drogas e a violência e é promovido semestralmente, com visitas dos policiais militares às escolas. Eles realizam 10 palestras por turma – conhecidas como as 10 Lições do Proerd – para incentivar a auto-estima, o cultivo da felicidade, o controle das tensões e a civilidade. Além disso, são ensinadas técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros, às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas e à violência de forma geral.
A Escola Municipal Boa Vista, do bairro Tocantins, está há quatro anos envolvida com o Programa. Neste semestre, 150 alunos foram contemplados pelas atividades que, na opinião da professora Francisca Sousa Valentini, estimulam a adoção de comportamentos responsáveis. “Depois que a escola foi inserida no Proerd, muitas famílias nos relataram a mudança de atitude dos filhos. Eles se tornam ainda mais disciplinados e se colocam na missão de difundir o conhecimento que adquiriram e ajudar outras pessoas”, afirmou.
Adriele Santos foi uma das alunas beneficiadas. A estudante contou que o Proerd trouxe esclarecimentos sobre as drogas mais comuns hoje na sociedade. “Eu não sabia o quanto o cigarro prejudica a saúde. Foi importante saber todos os seus males porque agora posso falar sobre isso para outras pessoas, inclusive para a minha mãe, que agora luta para deixar o vício”, disse.
Segundo a assessora do Programa Bolsa Família da Secretaria Municipal de Educação, Arlene Moraes, atitudes como as de Adriele geram mudanças significativas dentro e fora da escola. “De acordo com estatísticas do Estado, cerca de 90% dos alunos que passam pelo Proerd não se envolvem em ocorrências ligadas à violência e às drogas. Os estudantes se tornam mesmo multiplicadores e até mostram interesse em participar de outros programas importantes, como o Jovens Construindo a Cidadania, feito também em parceria com a PM”, destacou.
Juramento e entrega de diplomas marcam formatura
Durante a solenidade de formatura do Proerd, os estudantes prestaram um juramento onde se comprometeram a ficar longe das drogas e da violência. Também foi feita a entrega simbólica de diplomas que serão distribuídos a todos os estudantes que participaram do Programa. O evento contou ainda com a presença do boneco PM Amigo Legal e do Leãozinho Dare, mascote do Proerd.
O promotor da Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia, Epaminondas Costa, foi uma das autoridades que prestigiaram o evento. Na opinião dele, o Proerd produz resultados no combate às drogas pela forma como é executado. “É uma iniciativa que incentiva a união de alunos, pais e professores, trabalhando na resistência às drogas lá sua base, com ações preventivas para as crianças e jovens”, ressaltou.
Para o coronel Dilmar Fernandes Crovato, comandante da 9ª Região da Polícia Militar (RPM), a confiança estabelecida com os alunos é um ganho a mais proporcionado pelo Programa. “Junto à prevenção das drogas, o Proerd leva as crianças a ter um outro olhar sobre o policial militar, sendo alguém em quem elas podem confiar para evitar diversos perigos e que está ali para promover a paz social”, afirmou.