Famílias dos bairros Celebridade,Joana D’arc e São Francisco recebem contratos do “Entre a Casa é Minha”

O prefeito Odelmo Leão entregou, nos dias 20 e 22 de agosto no Centro Administrativo, os contratos do programa municipal “Entre a Casa é Minha” a 1.300 famílias dos bairros Celebridade, Joana D’arc e São Francisco. A iniciativa do governo municipal em parceria com o governo de Minas é a realização de um sonho de mais de 15 anos que possibilitou a estas famílias serem, de fato, donos dos próprios imóveis.

Emocionado durante a solenidade de entrega dos contratos, o prefeito Odelmo Leão disse que o ato representa mais dignidade e qualidade de vida às pessoas.  “O que fizemos no local foi levar dignidade e honradez para as pessoas. E os projetos continuam, já que logo investiremos em geração de empregos para quem vive naquela região. Também estamos facilitando a locomoção das pessoas com projetos viários que dispensam o uso de rodovias para ter acesso ao centro da cidade e outras regiões. Tudo isso é em respeito e valorização aos moradores e trabalhadores dos bairros do setor Leste, que agora podem dizer Entre, a Casa é Minha”, afirmou.

Moradora do bairro São Francisco há 13 anos, Joselita Souza Lima Costa foi a primeira a receber o contrato de posse do lote das mãos do prefeito. “Estou muito emocionada por receber do prefeito o contrato da minha casa. Isso significa muito para minha família. Agora faremos melhorias na nossa casa sem nos preocuparmos de perder o que gastamos porque sabemos que a partir de hoje o imóvel é nosso”, disse.

A moradia irregular nos bairros da região Leste era uma situação que durante anos atrasou o desenvolvimento local. Para resolver o problema, foram investidos pelo Município e Governo do Estado cerca de 25 milhões em obras de infraestrutura, construção de bolsões para captação de água das chuvas, redes de esgoto, água, energia elétrica e pavimentação asfáltica.

Na primeira etapa da regularização, foram contemplados 2.049 imóveis, sendo que 650 estão sendo entregues neste momento. Na próxima quarta-feira (22), mais 650 famílias serão beneficiadas. Cada família pagará o correspondente a R$ 32 o metro do terreno, com prestações a partir de R$ 30 mensais.

Saiba mais sobre o programa municipal “Entre, a Casa é Minha”

O programa “Entre, a Casa é Minha” foi lançado pela Prefeitura de Uberlândia em março de 2011. A iniciativa foi possível porque a Prefeitura conseguiu a posse de uma área de mais de 765 mil metros quadrados onde viviam as famílias em situação irregular.  Assim que o Município obteve na justiça a posse da área, um trabalho de cadastramento das famílias foi iniciado de casa em casa e toda a documentação dos moradores foi recolhida para os contratos serem feitos de forma individualizada. Todo esse processo foi feito sem nenhum custo para o cidadão.

Desde 2005, a Prefeitura Municipal já regularizou e fez a entrega de escrituras para famílias de vários bairros, como Zaire Rezende, Uberlândia Viva e Assentamento da Paz.