Entrevista
Qual avaliação dos três primeiros anos?
Fazemos um balanço positivo dos primeiros três anos de mandato à frente da Futel, pois dedicamos muito à nossa cidade sempre com muito trabalho e dedicação.
Ao assumir a FUTEL, inicialmente nos preocupamos em organizar a sua legislação, adequando-a a nossa realidade atual. Dentre essas adequações, foram feitas mudanças relevantes no Estatuto e nas demais Leis relativas às ações desenvolvidas pela Fundação.
Dando seguimento, foram viabilizados os projetos, conforme o Plano de Governo do Prefeito Odelmo Leão, principalmente no que tange à Revitalização do Parque Municipal Virgílio Galassi.
Realizamos inúmeras melhorias no Parque do Sabiá, dentre elas a construção de uma Cascata, de um Deck para visitação e do Viveiro Lady Lene para plantio de espécies cuja finalidade é suprir as necessidades do Parque, implantação de 05 academias de ginástica, visando descentralizar o grande fluxo de pessoas em uma só localidade do Parque e estamos instalando uma academia que irá atender o portador de necessidade especial.
O Estádio João Havelange foi objeto de várias adequações em atendimento às exigências do Estatuto do Torcedor. Tivemos a alegria de receber nesses últimos dois anos importantes competições como os Jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol e no Sabiazinho recebemos a Liga Mundial de Vôlei, o Desafio das Estrelas do Basquete, os Harlem Globetrothers, a Seleção Brasileira de Futsal além de várias competições nacionais e internacionais.
Outra iniciativa que consideramos de extrema importância, foi a implantação do Programa Agita Uberlândia, que incentiva a prática desportiva em inúmeros pontos da cidade, com presença de equipe multidisciplinar (educador físico, enfermeiros). Nossa intenção é ampliar ainda mais este importante Projeto, que tanto tem colaborado para a saúde e bem estar da população, sem distinção de classe social ou faixa etária. Atualmente implantamos 22 locais do Agita Uberlândia e lançaremos mais 05 locais para atender a comunidade com esse programa que é referência no país.
Sabemos que ainda há muito a ser feito, entretanto consideramos positivos estes três anos. Ressaltamos que as conquistas que pudemos alcançar neste período de gestão não seriam possíveis sem o apoio incondicional do Prefeito Odelmo Leão, que nos orienta e incentiva diariamente, com dinamismo e competência, o que nos causa imensa satisfação.
- Uberlândia ganhou destaque com professor Alberto Martins à frente da Futel na área do Paradesporto. Você continuou e vários prêmios foram conquistados. Qual a estrutura hoje na Futel para esta área?
O Professor Alberto realizou grandes conquistas para o paradesporto e nós demos andamento a esse projeto que, a meu ver é imprescindível para a cidade de Uberlândia, além do repasse de verbas para as equipes, reestruturamos o paradesporto para melhor atender a comunidade praticante e, entre as demandas renovamos as parcerias com os melhores locais e realizamos as reformas das estruturas próprias da FUTEL. No caso dos parceiros estão conosco SESI com a Vila Olímpica que tem uma estrutura de primeiro mundo voltada para o atletismo, a UFU com o Campus da Faculdade de Educação Física (bocha, halterofilismo). Como estrutura própria, o Sabiazinho que tem uma excelente academia para atendimento do halterofiismo, do Powerlifting e preparação física geral atletas de várias modalidades, o UTC que atende a natação e, em breve o Parque Aquático que está sendo construído e atenderá também o paradesporto, além de todos os núcleos de esporte da FUTEL, que são porta de entrada para prática de esporte.
- Alguns novos avanços para os paradesportistas?
Avançamos muito nos últimos anos três anos e graças à atenção em pontos estratégicos como:
– Recursos Humanos = além da coordenação paraolímpica, implementamos as ações no paradesporto com criação do Programa Uberlândia Paraolímpico-PUP. Através do PUP trouxemos todas as entidades de pessoas com deficiência que fomentavam o paradesporto na cidade para dentro da Futel, onde as entidades passaram a cadastrar participantes para a prática de esporte e também a contribuir com a gestão do PUP através de uma comissão formada por representantes da cada entidade, que fez do PUP um programa da cidade. Designamos professores capacitados para trabalho direto com o paradesporto em turmas especializadas. Hoje são 06 profissionais da Prefeitura trabalhando exclusivamente com paradesporto. Esse é o maior número de profissionais que a FUTEL já teve.
– PUP = como programa, considerando toda a estrutura de esporte, incluindo as escolinhas da Futel, passamos a dar conotação diferente ao paradesporto, pois o objetivo das turmas especializadas do PUP tem como meta preparar o aluno para ser um atleta e não segregar a pessoas com deficiência em turmas especiais. Hoje todas as escolinhas da FUTEL, nos vários núcleos de esporte em cada poliesportivo recebe e matricula pessoas com deficiência. Neste sentido, o PUP veio como forma de aperfeiçoamento e alto rendimento, pois com profissionais qualificados e estrutura própria, os atletas iniciam nova fase de preparação física, técnica e tática que tem resultado em títulos regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Contribuindo assim diretamente com o paradesporto brasileiro, visto quem em 2011 por exemplo, tivemos atletas e profissionais envolvidos com paradesporto de Uberlândia integrando seleções nacionais em Campeonatos Mundiais e Parapanamericanos;
– Saúde = projeto saúde de atleta paraolímpico. Pensando em oferecer as melhores condições para que o aluno do paradesporto possa atingir seus mais elevados níveis de resultados, iniciamos em 2011, em parceria com Secretaria de Saúde, o projeto de atenção à saúde do atleta. Hoje temos um médico clinico geral responsável pela avaliação e acompanhamento dos atletas de alto rendimento, com realização de exames clínicos e laboratoriais.
– Transporte = em parceria com SETTRAN, melhoramos horários das linhas que tem maior fluxo de atletas usuários de cadeira de rodas, efetivou-se mudanças no trajeto de algumas linhas, pontos de parada para atender os locais com maior fluxo de alunos, reserva de vagas para estacionamento próximo aos locais de prática. E está em fase de planejamento criação de linhas especiais e transporte direto para os locais de prática saindo dos terminais e em alguns casos no serviço de translado da casa do atleta para local de prática, nos casos de atletas que não tem condições de utilizar transporte coletivo.
– Bolsa Atleta = pelos resultados alcançados os atletas a cada ano tem assinado diretamente com Governo Federal e Governo Estadual contrato de patrocínio que tem possibilitado retorno financeiro aos atletas. Em 2011 tivemos o maior número de bolsistas com contrato assinado de todos os tempos. Junto ao Governo Federal 43 atletas assinaram contrato e com Governo Estadual 12 atletas. No total foram destinados aos atletas mais de Meio Milhão de Reais a título de bolsa atleta.
– Atingimos também outros objetivos e dentre eles estão :
• a popularização cada vez maior do paradesporto. Mais pessoas conhecem o desporto paraolímpico e debatem o assunto em nossa cidade.
• Em 2011 ultrapassamos o número e 100 atletas em competições oficiais. No total 119 atletas disputaram eventos oficiais e tiveram seus nomes no Ranking Nacional de 2011. Um incentivo a mais aos alunos que estão se preparando, pois em 2012 podem ser convocados a representar Uberlândia em eventos oficiais.
• Dentre os atletas que disputaram eventos oficiais em 2011, 51% deles terminaram o ano entre os 3 melhores do Brasil. São ao todo 63 atletas que em 2012 poderão pleitear uma bolsa atleta, podendo superar assim novamente o número de para-atletas contemplados com bolsa atleta em 2011 que foram de 55 no total.
• O modelo adotado para trabalho, ou seja o formato de Programa, fez de Uberlândia também referência. O PUP é modelo e por isto a cada ano com idéias e métodos mais amadurecidos. Aperfeiçoamos o programa visando alcançar resultados ainda maiores no sentido de oferecer mais e melhores oportunidades à pessoa com deficiência, pois, ao formar Campeões no esporte estamos também formando pessoas Campeãs na vida e, no caso dos atletas com deficiência, o esporte condicionou a pessoa e fez com que ela deixasse de ser vista como um problema na família ou na sociedade de modo geral, para ser o exemplo, para ser o ídolo.
· E para os atletas de outras modalidades?
Para as outras modalidades o investimento não foi diferente, estamos dia a dia melhorando nossos equipamentos esportivos, e como prioridade estamos trabalhando incansavelmente no desenvolvimento do esporte para as crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 à 17 anos. Em nosso atendimento um dos grandes objetivos está sendo a iniciação esportiva que possibilita democratizar o acesso ao esporte de qualidade, como forma de inclusão social, contribuindo para a efetivação dos direitos de construção da cidadania dos atendidos que, na sua maioria estão buscando um espaço na prática esportiva. Com isso, diminuimos a vulnerabilidade social dos participantes e propiciamos a melhora no processo de aprendizagem e nas relações interpessoais.
Temos várias parcerias de atendimento no esporte em geral e, através do Programa de Alto Rendimento no Esporte, abre-se uma oportunidade de crescimento, trazendo para o esporte uberlandense uma continuidade com início, meio e fim. É a união de forças na cidade, na busca de um objetivo: ter representatividade real no esporte de competição em Minas Gerais e região, plantando uma semente para o futuro nas competições Nacionais e Internacionais, sem perder de vista o trabalho a ser realizado na base, oportunizando qualidade de vida às regiões do município, consideradas de risco social.
Como base para o treinamento de alto rendimento o
UTC – juntamente com a FUTEL/PMU, desenvolve o trabalho de alto rendimento com o vôlei masculino, natação, futsal e basquete, que representam a cidade de Uberlândia nos eventos esportivos: JIMI; JABS; JUBS e JEBS. Os atletas são selecionados através de seletivas com a equipe técnica do clube, onde o mesmo fornece alojamentos, alimentação e bolsas escolares. O “Craques do Futuro” é um projeto do Uberlândia Esporte juntamente com a FUTEL/PMU, que hoje atende 150 crianças e adolescentes de 10 a 19 anos. Todas essas crianças passam pelas escolinhas da Iniciação Esportiva da FUTEL, onde a equipe do Uberlândia seleciona os melhores, para estarem junto a eles. O treinamento é realizado no complexo do Parque do Sábia, onde fazem treinamentos no campo, piscina, areia e pista. A equipe disputa o Campeonato Mineiro nas categorias infantil, juvenil e juniores.
O ciclismo é um projeto da FUTEL/PMU, que apoia ciclistas de todos os níveis da cidade de Uberlândia, e incentiva a prática do ciclismo em família. A FUTEL disponibiliza local para a prática da iniciação da atividade, das 18:30hs às 20:30 hs, no endereço: Rua José Roberto Migliorini, em frente ao Mundo da Criança e o percurso é de 2 quilômetros e 500 metros.
Os Skatistas tiveram no ano passado a inauguração de uma pista modelo no país, a pista de skate é de responsabilidade da FUTEL/PMU, e está localizada no Poliesportivo Jardim América. Estamos licitando a construção de uma nova pista no Complexo Parque do Sabiá, que deverá ficar pronta até outubro de 2012. A pista do Jardim América tem uma excelente infra-estrutura para a modalidade. A pista está disponível para a comunidade nos seguintes horários das 7h às 22h em todos os dias da semana. Para o uso da pista a pessoa deverá preencher uma ficha de cadastro e respeitar todas as normas de uso.
Na Ginástica Artística temos uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, que nos cede o espaço para as atividades e, hoje, atendemos mais de 120 crianças e adolescentes que participam de várias competições buscando sempre a excelência no esporte.
Durante todo o ano ainda incentivamos os atletas amadores de Uberlândia com o apoio ao futebol amador, temos, nesse sentido, uma Parceria com a Liga Uberlandense de Futebol para promover o Campeonato Amador, na qual cedemos todos os campos de futebol gramados dos Poliesportivos e demais estruturas físicas, pagamos a arbitragem para realização do Campeonato Amador e compramos também todos os troféus e medalhas da competição.
Realizamos todo ano a Copa FUTEL de Futsal que tem a participação de 104 equipes anônimas do futsal masculino e feminino com o propósito de oferecer a prática esportiva e desta forma promover o esporte dando oportunidade aos praticantes de mais um calendário. Destacando no Futsal Masculino 1ª Divisão: 32 equipes, Futsal Masculino 2ª Divisão: 64 equipes e Futsal Feminino: 08 equipes. Realizamos também a Copa FUTEL de Futebol de Campo masculino e feminino com o propósito de oferecer a prática esportiva e calendário para os atletas dessa modalidade, temos como objetivo criar alternativas para a prática sistemática da modalidade. Proporciona ainda o surgimento de novos valores que poderão ser utilizados em equipes de competição, estreitando também os laços de amizade entre os atletas de diferentes setores e níveis sócio-econômico.
No seguimento do Esporte Especializado apoiamos também os Eventos Esportivos, as equipes de Futebol Americano, o Rugbi, as academias, grupos de corridas, equipes de lutas e vários outros que atendemos diariamente na FUTEL e no Parque do Sabiá.
Desta forma, coerente com a filosofia da proposta do esporte do município de Uberlândia e, cientes da necessidade de desenvolver projetos para atender a comunidade para elaborar e desenvolver o esporte com um significado social e esportivo, buscamos desenvolver o esporte no sentido de tornar viável a continuação destes projetos.
- Quantos poliesportivos temos hoje?
Ao todo temos 22 Núcleos de Esportes em Uberlândia, que recebem atividades desenvolvidas pela FUTEL/PMU. Entre eles estão os Núcleos que fizemos parceria para podermos utilizar e atender a comunidade daquela região, sendo: Vila Olímpica do Uberlândia Esporte Clube, no Shopping Park, o Centro Esportivo Social Alexandrino Garcia (Cesag), no bairro Alvorada e no Estádio Airton Borges, que pertence à Liga Uberlandense de Futebol (LUF) no Bairro Tibery, que atende também a região dos bairros Brasil e Aparecida.
- Quantos com energia para práticas esportivas?
Todos os Núcleos possuem energia elétrica, e o diferencial foi que implantamos o Programa Agita Uberlândia no período noturno em 22 locais da cidade de Uberlândia e iremos implantar em mais 05 locais o Agita Uberlândia. Nosso objetivo é manter os núcleos bem movimentados e, assim, conseguiremos tirar dos Poliesportivos as pessoas que ficavam ali com outros objetivos, que não a pratica da atividade física ou esportiva.
- Alguns poliesportivos acabam servindo para pessoas que fazem mal uso (usuários de drogas nos locais). O que a Futel tem feito para inibir esta prática?
Para coibir a entrada desse tipo de pessoas estamos movimentando cada vez mais o Poliesportivo, com turmas da Iniciação Esportiva e Agita Uberlândia, além da parceria com a Polícia Militar. A presença da comunidade realizando atividades está fazendo com que os usuários de drogas não permaneçam no Poliesportivo e, com a implantação do Agita Uberlândia, a presença frequente da Policia Militar, fazendo ronda ou atividade no local, hoje estamos mais tranquilos e sabemos que estamos no caminho certo para minimizarmos cada vez mais esse problema de dentro do Poliesportivo e de perto de nossas crianças e adolescentes.
- Quantos bairros possuem poliesportivos ou praças de esporte?
Ao todo são 21 bairros e no distrito de Tapuirama que atendem aos bairros das regiões.
- Algum bairro será contemplado com praças esportivos ou poli este ano?
Sim, as comunidades dos bairros Shopping Park e Residencial Campo Alegre serão beneficiadas com espaços multiuso para a prática de atividades esportivas e culturais, cada um com 7000m², uma quadra poliesportiva e um anfiteatro cobertos, quadra de vôlei de areia, pista de skate, parquinho, salas multiuso, biblioteca, telecentro, espaço para exposições, vestiários, um cineteatro que comportará 125 pessoas e um palco, com coxias e camarins.. O anúncio foi feito pelo prefeito Odelmo Leão nesta quinta-feira (29) em uma solenidade realizada na sala de reuniões de seu gabinete para assinatura de convênio com a Caixa Econômica Federal. A Prefeitura obteve R$ 3 milhões de reais e investirá R$ 330 mil, além de disponibilizar duas áreas de sete mil metros quadrados e infraestrutura urbana, como: água, esgoto, drenagem pluvial, energia elétrica, serviço de terraplanagem e despesas para funcionamento e manutenção.
- O Parque do Sabiá (não João Havelange) recebeu grande destaque nos últimos anos. Quais novidades hoje no Sabiá?
O Parque do Sabiá, no município de Uberlândia – MG é um exemplo de parque urbano que oferece aos visitantes uma área de lazer e mantém a vegetação nativa típica do cerrado, assegurando a conservação ambiental no perímetro urbano. O Parque é também um local rico em biodiversidade, com importante papel na preservação ambiental. E tendo todo esse valor não poderíamos de deixar de investir diariamente na melhoria do mesmo, e entre várias delas destacamos a construção da sede da FUTEL; construção do Parque Aquático Municipal com piscina Olímpica oficial aquecida, piscina de salto, vestiários e arquibancadas; iluminação do Campo A do Parque do Sabiá; iluminação da pista de caminhada; ampliação do estacionamento do Parque do Sabiá (entrada Santa Mônica), aumentando o número de vagas para veículos e motos no interior do Parque; abertura do portão da Av. Anselmo Alves dos Santos, possibilitando acesso mais seguro aos usuários, deixando independente a entrada de veículos e pedestres; construção e pintura do passeio em toda a extensão lateral da entrada localizada do lado do bairro Santa Mônica, proporcionando maior segurança aos usuários que não dividem mais o espaço com os veículos; reestruturação e reforma da sede do escritório da Administração do Parque do Sabiá para casa de frente ao quiosque, viabilizando maior facilidade de acesso do usuário ao atendimento do Parque; colocação de placas indicativas e educativas de divulgação de programação de atividades da FUTEL, do Parque e dos Núcleos de Esporte; criação do Espaço Saúde no interior do Parque, parceria com empresa privada; convênio com a iniciativa privada no atendimento de enfermagem para usuários do Parque do Sabiá no Espaço Saúde; reforma da casa do antigo escritório para abrigar a Mini-Biblioteca do Parque do Sabiá; instalação de Wireless para possibilitar acesso à internet sem fio, na área interna do Parque – entrada do Tibery; readequação de uma quadra para acomodar as aulas de ginástica do Programa “Agita Uberlândia”; criação de um controle diário (manhã/tarde/noite) do nível da comporta da represa, com uma comissão interna com objetivo de traçar plano de ação emergencial em caso de chuva de grandes proporções; construção do Viveiro (Lady Lane) para cultivo de espécies para suprir necessidades do Parque e canteiros para plantio de verduras (horta); construção de um lago ornamental para colocação de peixes ao lado do viveiro; construção da Praça do Servidor no interior do Parque do Sabiá, construção de uma Cascata próximo ao Viveiro e Bosque Lady Lene; plantio de espécies para formação do bosque ao lado do viveiro; iluminação da quadra do Mundo da Criança; iluminação do estacionamento do lado do Santa Mônica; construção dos bebedouros e iluminação na Pista de Skate no Sabiazinho; construção do Deck na lagoa do Parque; construção da Cascata Recanto das Águas próximo ao Espaço Saúde e estamos ainda, construindo uma academia para atender aos portadores de necessidades especiais, deficientes físicos e pessoas da terceira idade.
Essas são algumas das inúmeras obras que fizemos no Parque do Sabiá, e essas novidades estão fazendo com que a cada dia mais pessoas utilizem o Parque por saber que o local é o mais apropriado para o bem estar e a qualidade de vida.
- Tem números de frequentadores do Parque?
Em dia de semana, passam pelo Parque do Sabiá cerca de 10mil pessoas e nos finais de semana, 20mil usuários.
- O que mais buscam ali, hoje?
Os frequentadores do Parque do Sabiá buscam qualidade de vida, o contato com a natureza, a prática da atividade física, o lazer, o bem estar, várias pessoas procuram pelo turismo e outras encontraram aqui no Parque do Sabiá um local para fotografias, pois várias pessoas encontram aqui na natureza o local perfeito para fazer suas fotos de casamento, aniversário, debutante, dentre outros. No Parque também as pessoas encontram atividades como o Programa Agita Uberlândia, realizam suas caminhadas, fazem aulas de aeroboxe, natação, hidroginástica, dança, as crianças tem o Mundo da Criança com mais de 100 brinquedos, aulas de esportes e contamos ainda com um zoológico, um aquário, a transitolândia, trenzinho, piscicultura, pedalinho, etc. Os atrativos são vários e o gosto da comunidade varia pela enorme diversidade de atividades que oferecemos.
- Como está o Zoológico? Quantos funcionários e espécies?
O zoológico é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, que mantém uma equipe composta por agentes de serviços gerais, auxiliares de veterinária, técnico em agropecuária, agentes patrimoniais, agentes de apoio operacional, bióloga, veterinários e educadores ambientais em um total de 35 pessoas. De acordo com o último censo anual, hoje existem 244 animais no zoológico, distribuídos entre aves, répteis e mamíferos e 52 espécies.
- E o Parque Aquático? Quando deverá ficar pronto?
A parte de fundação está pronta, agora falta a parte estrutural. Com esse período de chuvas, as obras deram uma parada, mas assim que o clima ajudar recomeçarão as obras. De agora em diante, as obras avançam mais rápido. Nossa intenção é de entregar o Parque Aquático até o mês de outubro/2012.
- E a pista de Skate?
Inauguramos recentemente uma pista de skate no Poliesportivo do bairro Jardim América, que hoje é utilizada por skatistas até de cidades da região. Também cedemos o espaço para praticante de BMX, uma modalidade do ciclismo.
- Fora dos poli’s e Sabiá, quantas pistas de caminhada a Futel tem conhecimento na cidade? Em quais bairros estão? O que a Futel pode levar a estes locais?
Existe a pista do Parque Linear, Parque Siquierolli e o Parque Municipal da Gávea.
- Em algumas cidades existem academias populares (principalmente no Sul do País). Aqui no Sabiá também tem. Outros bairros podem ser contemplados?
Temos que fazer um projeto em médio prazo, porque é necessário haver um planejamento dos recursos e colocar em orçamento futuro para que estas academias nas praças esportivas possam incentivar a todos a praticarem atividade que sintam prazer e não por obrigação. Para atender a população implantamos o Agita Uberlândia que tem alternativas melhores que a instalação de academias, visto que tem a orientação de profissionais qualificados e aulas sistematizadas, oferecendo assim ginástica aeróbica, ginástica localizada, alongamento e orientações a caminhadas, nossa proposta conseguiu reunir inúmeros adeptos à prática da atividade e, hoje temos, em média, mais de 100 pessoas em cada local exercitando nos Agita Uberlândia.
· Qual mensagem aos uberlandenses?
Nosso desejo é que as pessoas possam se conscientizar da importância da atividade física, do bem estar e da saúde. Criamos 22 Agita Uberlândia pensando nas pessoas, e vamos criar mais 05. Nosso sonho é aproximar a atividade física das pessoas.