Educação Infantil estimula a criatividade e autonomia das crianças

Durante anos a educação infantil foi gradativamente mudando os conceitos de sua prática pedagógica. O trabalho executado hoje pelas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), em Uberlândia, é diferenciado da concepção anterior de que as unidades eram apenas espaços para que os pais pudessem deixar os filhos enquanto trabalhavam.

Hoje, as 61 Emei realizam um trabalho voltado ao aprendizado por meio das brincadeiras pedagógicas, contação de histórias, dentre outros métodos que estimulam especialmente a autonomia e a responsabilidade das crianças. Com a orientação educacional de professores, educadores e pedagogos; as crianças de zero a cinco anos recebem uma formação mais completa e se tornam mais preparadas para o ingresso na próxima etapa: o ensino fundamental.

Além das atividades convencionais, novas concepções são discutidas frequentemente em encontros dos profissionais da rede para trocar experiências e buscar novas implementações. A partir dessas reuniões e palestras, outros métodos de ensino ganharam adesão nas escolas.

“Atualmente trabalhamos também com o desenvolvimento da criatividade da criança, voltada para as artes visuais e o desenho, entre outros. Também iniciamos a matemática ligada ao lúdico para crianças pequenas de forma que elas compreendam as noções básicas que serão suportes para o raciocínio na sequência dos estudos. Todas essas metodologias foram temas dos encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Educação com os diversos profissionais que trabalham com esse público”, explicou Célia Tavares assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: SECOM/PMU