Ecopontos permitirão mais de um descarte diário por pessoa

O engajamento da Prefeitura de Uberlândia em aprimorar a destinação correta do lixo e conscientizar sobre o descarte irregular resultou em mudanças no funcionamento dos Ecopontos. Destinados a pequenos geradores de resíduos, os 13 espaços de despejo dos rejeitos do Município receberão, a partir desta semana, mais de uma viagem por cidadão por dia. A medida requerida pelo prefeito Odelmo Leão à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico facilita o descarte por parte da comunidade.

O secretário municipal responsável pela pasta, João Junior, explica que a mudança visa diminuir o descarte irregular de resíduos. “Independentemente da quantidade, era proibido utilizar o espaço várias vezes por dia. A partir desta semana, flexibilizamos essa regra. Entendemos que, com essas mudanças, em vez de muitos descartar em um terreno baldio, eles conseguirão utilizar de forma mais freqüente e correta os Ecopontos, para que façamos a destinação correta e final destes resíduos”, destacou.

Criados na gestão anterior do prefeito Odelmo Leão, os Ecopontos recebem apenas entregas voluntárias de pessoas físicas. São recebidos descartes de construção civil, resíduos volumosos, podas de árvores e materiais recicláveis.

Procedimento e localidades

Atualmente, 13 Ecopontos funcionam em localidades estratégicas para atender toda a população de Uberlândia. Os moradores podem procurar os locais de descarte, levando o próprio resíduo ou contratando pequenas carretas. Na entrada dos espaços, a carga é conferida e o cidadão é orientado onde descarregar os resíduos. É necessário, ainda, informar a origem do material.

Com funcionamento todos os dias, sempre das 7 às 19h, os Ecopontos estão situados nos bairros: Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi, São Lucas, Tocantins, Cruzeiro do Sul, Segismundo Pereira, Mansour e Canaã.

Para conferir os endereços, basta acessar o site da Prefeitura.

SECOM