Dmae inicia revitalização do Parque do Pau Furado

As obras na unidade de conservação ambiental, localizada próximo à comunidade de Tenda do Moreno, zona Oeste, foram iniciadas nesta semana. O contrato de revitalização do Parque Estadual do Pau Furado foi assinado pelo prefeito Odelmo Leão no dia 18 de fevereiro. Por meio de uma contrapartida prevista para o licenciamento ambiental do Sistema Produtor de Água Capim Branco, a obra será custeada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O investimento é da ordem de R$ 686 mil.

As obras vão aprimorar a estrutura física para os frequentadores do parque. Serão realizadas melhorias na parte administrativa (escritório, anfiteatro, casa de apoio), além de paisagismo, pátio e equipamentos de segurança. O projeto foi elaborado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e é executado pelo Dmae, por meio da empresa Service Construções e Serviços Ltda. (Sercon), vencedora do processo licitatório.

De acordo com a gerente do parque, Eliete Vilarinho, a reforma é essencial para garantir a qualidade em atendimento ao público. “Essa é uma demanda antiga porque, desde que o parque foi criado, a administração foi instalada onde era a antiga sede em uma casa de fazenda”, disse.

Melhorias

 O pátio terá o embarcadouro recuperado, além de receber piso de blocos, iluminação e placas com mapas das trilhas e informação aos visitantes. No escritório, haverá substituição do forro, piso e cobertura. O espaço também terá nova pintura e contará com portas de madeira. Haverá ainda melhorias na segurança, com a instalação de 29 sensores de presença, entre outras benfeitorias no anfiteatro, casa de apoio e bicicletário.

Parque

 Criado em 2007, o Parque Estadual do Pau Furado (que abrange território dos municípios de Araguari e Uberlândia) conta com uma área total de 2,1 mil hectares, que conserva o bioma Cerrado, com pequenas intercorrências do bioma Mata Atlântica. Na área, já foram identificadas 932 espécies de fauna e flora.