Dias e turnos da coleta de lixo serão alterados em 15 bairros

A partir desta segunda-feira (8), a coleta de lixo convencional, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) por meio da empresa Limpebrás, passará por alterações em 15 bairros. As mudanças, que abrangem os turnos (diurno e noturno) e os dias de recolhimento (segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado), permitem que a quantidade de setores atendidos seja ampliada de 79 para 86.

As medidas são necessárias para readequar o serviço em função do crescimento populacional de Uberlândia. De acordo com diretor de Resíduos Sólidos do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, as alterações potencializarão o serviço prestado à comunidade. “Com o surgimento de novos bairros e o aumento na produção de lixo, é preciso repensar a logística atual da nossa coleta, sempre com o intuito de agilizar o serviço, mantendo a qualidade do trabalho que fazemos.É uma adequação normal e que acontece à medida que a equipe identifica um remanejamento da população em determinados bairros da cidade”, afirma Adicionaldo dos Reis.

Com as mudanças, o serviço será reordenado em dias e horários iguais em alguns bairros que antes recebiam a coleta em frequências e turnos diferentes.As alterações permitirão que seja aperfeiçoada a roteirização. “Não haverá prejuízo para a comunidade, já que essa readequação é somente para melhorar a logística do trabalho desenvolvido pela equipe de limpeza”, reforça Adicionaldo dos Reis.

Informação

Para que as mudanças na coleta do lixo sejam realizadas com sucesso e atendam à população ainda melhor, será realizada uma campanha de divulgação nas áreas que sofrerão alterações. A Limpebras, em parceria com o Dmae, disponibilizará panfletos informativos com informações relacionadas a cada bairro, que serão entregues em residências e estabelecimentos comerciais.

Coleta de lixo

Em 2017, o Dmae assumiu a coleta de lixo convencional e seletiva atendendo à legislação federal. O serviço é realizado pela Limpebras, empresa responsável pela coleta por meio de processo licitatório, e atende zona urbana, rural e distritos. Atualmente são recolhidos, em média, 600 toneladas de lixo, levadas diariamenteao aterro sanitário.Todos os bairros contam coleta três vezes na semana e a região central conta com recolhimento diário.

Para facilitar ainda mais o descarte correto de resíduos, o Dmae também disponibiliza contêineres em pontos estratégicos da cidade. Atualmente, são mais de 1,1 mil contêineres espalhados em diversas localidades, das quais 997 estão na zona urbana e 106 na zona rural.

Fonte: Secom/PMU

Confira abaixo a relação dos bairros e mudanças nos horários.

Caso esteja com problemas para visualizar o PDF abaixo clique aqui para visualiza-lo.