Descarte correto do lixo pode amenizar alagamentos
Com o início das chuvas em Uberlândia, as inundações e enxurradas podem ocorrer, o que causa ainda estragos nos asfaltos e calçadas. Em busca da diminuição desses danos, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, implantou 4.500 metros de novas galerias e redes auxiliares de captação de água, em trecho da avenida Rondon Pacheco – do cruzamento com a avenida João Naves de Ávila até a BR-050 – e realizou ainda obras no entorno da avenida em três pontos.
Além do grande volume das águas, o que faz agravar os problemas causados pelas chuvas é o entupimento dos bueiros. Para evitar essas ocorrências, a Prefeitura de Uberlândia executa periodicamente serviços de desobstrução de canais. A limpeza das bocas de lobo acontece no período que antecede as chuvas. Quando as chuvas começam, as Secretarias Municipais de Obras e de Serviços Urbanos monitoram e fazem a manutenção da limpeza dos bueiros.
“Um dos benefícios trazidos deste trabalho é termos o sistema de drenagem funcionando em sua capacidade máxima. As bocas de lobo são de grande importância, pois coletam a água pluvial, evitam o escoamento superficial e direcionam o fluxo da água para as galerias”, explicou o secretário municipal de Obras, Carlos Alberto Ribeiro de Sá.
Durante o serviço de desobstrução, são retirados materiais como areia, pedaços de tijolo e madeira, garrafas pet e sacolas plásticas. Os serviços de limpeza e varrição, realizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, complementam a ação preventiva. “Deixar as ruas sempre limpas evita que o acúmulo de lixo e entulho vá parar nestes canais e impeça a passagem da água”, afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Batista Júnior.
Além do trabalho promovido pela Prefeitura, a população também pode contribuir com medidas simples, como não deixar sacolas de lixo na rua muito tempo antes do horário do caminhão de coleta passar, pois a chuva pode vir antes e carregá-las para os bueiros. Outra dica é, ao podar e limpar o jardim, não deixar restos de folhas, grama e galhos na calçada, o que vale também para materiais de construção.
Para solicitar a limpeza de um bueiro específico, a população pode ligar no Serviço de Informação Municipal (SIM) cujo número é 3239-2800.