Definida estrutura para o carnaval de rua de Uberlândia
A Prefeitura de Uberlândia está acertando os últimos detalhes para mudar o cenário da Avenida Monsenhor Eduardo no próximo dia sete de fevereiro, quando começam a ser montados os palcos, arquibancadas, palanques (que vão abrigar júris, fiscais da pista e convidados), sanitários químicos e tendas para pessoas com deficiência. Toda a estrutura do carnaval de rua, que acontece de 13 a 16 de fevereiro terá capacidade para comportar 35 mil foliões. O tema do Uberfolia 2010 é “Cultura e Festa Popular”.
Este ano, cerca de 300 pessoas estarão envolvidas diretamente na organização do carnaval, promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assosamba). De acordo com Mônica Debs, a integração das secretarias na organização do evento, garante a qualidade do carnaval da cidade. “Nós não trabalhamos sozinhos, precisamos de todos, Transporte, Saúde, Segurança Pública, Futel e do envolvimento de todas as outras secretarias para o sucesso do trabalho”, disse.
“Quanto à segurança serão mantidos os moldes do último ano, pois o índice de ocorrências foi zero. A parceria entre as Polícias Militar e Civil, juizado de menores e a Prefeitura deu certo e dessa mesma forma a tranqüilidade será mantida nos dias de folia”, ressaltou Carlos Silva, da Diretoria de Assuntos Afro-raciais.
A “Noite dos Antigos Carnavais”, parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Serviço Social do Comércio (Sesc), acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro na Praça Clarimundo Carneiro. “Mantemos essa tradição trazendo um pouco dos antigos carnavais. Gostamos muito desse formato, pois famílias inteiras comparecem e se divertem. É esse o interesse da organização do carnaval”, afirmou Carlos Silva.
No dia 14 de fevereiro, na Avenida Monsenhor Eduardo, os blocos carnavalescos Axé e Aparu, vão alegrar os foliões na Passarela do Samba, a partir das 21h. Em seguida acontecem os desfiles das 4 escolas de samba da cidade, Amigos do Samba, Acadêmicos do Samba, Unidos do Chatão e a Tabajaras, campeã do carnaval 2009.
“Outras atrações também estão previstas, como shows com bandas e Dj’s. Estudamos ainda a possibilidade de incluir uma matinée para as crianças e adolescentes”, concluiu a Secretária Municipal de Cultura, Mônica Debs.