Crianças passam as férias em colônia

Monalisa Silva Miguel, de 9 anos, teve, nesta semana, o primeiro contato com brincadeiras de rua que ela nem sabia ao certo como funcionavam, como “carimbada”, também conhecida como “queimada”, “barra-manteiga” e “bandeirinha estourada”. Estudante da 4ª série do ensino fundamental, Monalisa Miguel é uma das 146 crianças que participam da colônia de férias do Parque do Sabiá, organizada pela Fundação Uberlandense do Turismo Esporte e Lazer (Futel).

“Eu nunca tinha participado de uma colônia de férias. Costumo brincar só com a bicicleta na calçada ou, em casa, no computador. Por isso, tenho gostado destas brincadeiras com outras crianças na colônia”, disse.

A colônia de férias começou na segunda-feira (9) e continuará até o dia 20, com a participação de crianças com idades de 7 a 13 anos, em uma série de brincadeiras e atividades pedagógicas. A colônia abriu vagas para que 160 crianças pudessem participar das atividades, divididas em dois turnos: das 8h às 11h e das 14h às 17h.

A professora Isabel Cristina da Silva, mãe de Monalisa, afirmou que fez a inscrição da filha na colônia para possibilitar a ela um entretenimento diferente nessas férias. “Moramos perto do Parque do Sabiá e sei que, na colônia, a Monalisa terá muitas atividades com outras crianças. Isso fará com que ela não fique só em casa neste período”, disse a professora.

Ontem, no segundo dia de funcionamento da colônia de férias do Parque do Sabiá, restavam apenas 14 vagas para o período matutino – em um total de 80 vagas. Mas, as chuvas de verão, que têm sido frequentes em Uberlândia nas últimas semanas, esvaziaram parte das brincadeiras realizadas no Parque do Sabiá. A última edição desta colônia, realizada em julho de 2011, teve 90 crianças inscritas no total.

Atividades têm participantes de outras cidades

A colônia de férias do Parque do Sabiá tem a participação de crianças não só de Uberlândia, como também de Itumbiara, Ituiutaba e Araguari. Segundo a profissional de Educação Física e coordenadora da colônia, Roberta Miranda, as atividades das crianças são supervisionadas por cinco monitores.

“Temos inscritas crianças de vários bairros de Uberlândia e as de outras cidades que vieram passar o mês de janeiro com os primos moradores na cidade e aproveitam o período para brincar na colônia de férias”, disse a coordenadora da colônia.

Ainda de acordo com Roberta Miranda, a colônia é importante para estas crianças porque serve para trabalhar o lado cooperativo delas. “Hoje, vigora o comportamento daquela criança que passa muito tempo isolada em casa, sem se divertir na rua. Por isso, a colônia serve para proporcionar a interação e a diversão da criança com as outras”, afirmou a coordenadora.

Temas socioambientais também serão abordados

Nos primeiros dias da colônia de férias do Parque do Sabiá foram formadas equipes para as gincanas e as crianças puderam conhecer brincadeiras antigas, desconhecidas para algumas delas, segundo a coordenadora da colônia, Roberta Miranda.

“Na primeira semana, que vai até sexta-feira (13), além do resgate das antigas brincadeiras, as crianças se conhecerão e participarão de atividades interativas. Entre os dias 16 e 20, vamos trabalhar com as gincanas e temas importantes, como coleta seletiva e combate à dengue. No último dia da colônia de férias, as crianças plantarão mudas de árvores no Parque do Sabiá”, disse Roberta Miranda.

Serviço

Colônia de Férias do Parque do Sabiá
Faixa etária
Crianças de 7 a 13 anos

Vagas ainda disponíveis
14 na turma da manhã – das 8h às 11h

Local de inscrição
Parque do Sabiá (entrada do bairro Tibery)

Horário de inscrição
Das 7h às 11h ou das 14h às 17h

Aviso
Não é fornecido lanche às crianças durante as três horas de brincadeiras

Fonte: Pablo Pacheco / Jornal Correio

Imagem: Paulo Augusto – Jornal Correio