Corrida traz benefícios para corpo e mente

Considerada um esporte democrático, por não exigir equipamentos especiais e nem local específico para treinar, a corrida traz benefícios para o corpo e para o dia-a-dia dos praticantes.

Indicada para todas as faixas etárias, a atividade física, além de definir a musculatura do corpo, ajudar na perda de peso, aumentar a resistência física e regularizar a pressão arterial e a taxa de açúcar no sangue, promove ainda um bem-estar instantâneo e ajuda a conhecer pessoas, segundo o educador físico Rafael Farnezi. “Dá uma sensação de dever cumprido e mais disposição para executar as tarefas diárias. E, com o tempo, você arruma companhia, conhece outras pessoas que também praticam corrida e cria laços de amizade”, disse.

Para quem quer emagrecer, correr é considerada a opção mais adequada de atividade física, já que, de acordo com Farnezi, se comparada a outros esportes, a corrida é a que mais gasta calorias. “A quantidade varia de pessoa para pessoa, mas uma hora de corrida é mais interessante para quem quer queimar calorias do que uma hora de qualquer outra atividade”, afirmou.

O engenheiro agrônomo Rafael de Paula é adepto da corrida. Pelo menos três vezes por semana ele pratica o esporte por cerca de quarenta minutos. “Sinto-me muito bem depois que corro e é também uma maneira de perder calorias e não ficar sedentário”, disse.

Para ele, um dos pontos positivos da corrida é que não há o compromisso de ser praticada em um horário específico. “Por causa do trabalho e das outras tarefas do dia-a-dia, às vezes fica difícil conciliar as aulas de academia. Com a corrida é diferente, posso correr a qualquer hora”, afirmou.

Iniciantes

Segundo o educador físico Rafael Farnezi, para aqueles que querem começar a correr, o primeiro passo é realizar os exames de saúde de rotina para saber se está apto à prática do esporte. Em seguida, deve investir em um bom tênis. “É importante que seja um tênis relativamente novo. Além disso, a pessoa deve usar roupa leve para ajudar na transpiração e não sofrer com assaduras”, disse.

Depois disso, de acordo com Farnezi, o ideal é que o iniciante procure um profissional da área que possa elaborar um treino que traga uma evolução gradativa na atividade física e não cause problemas com lesões. “É importante saber dosar, não sobrecarregar demais e não fazer treinos muito pesados no início. Tem que ser devagar e sempre”, afirmou.

Frequência e alimentação

A frequência indicada da prática da corrida varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, mas, segundo o educador físico Rafael Farnezi, correr diariamente de 30 a 40 minutos torna o dia-a-dia “extremamente agradável”.

Farnezi ainda afirma que, para ter um bom desempenho, antes de correr, o ideal é comer alimentos leves, mas ricos em energia, como aqueles que são fonte de carboidratos. “Sem essa fonte, você vai correr por pouco tempo e não vai conseguir sustentar o esforço”, disse.

Fonte: Jornal Correio