Confraternização encerra o ano do “Craques do Futuro”

Foi realizada no final de semana, a confraternização do Projeto Craques do Futuro, programa que envolve Prefeitura de Uberlândia/Futel, Uberlândia Esporte Clube e UFU. O evento que contou com a presença de diretores, comissão técnica jogadores e seus familiares, marcava o encerramento dos trabalhos no ano de 2009, que foi bastante positivo, segundo o presidente do UEC, Everton Magalhães. “O balanço foi excelente. Foi o primeiro ano que disputamos 3 categorias do Campeonato Mineiro, sendo que 2 chegaram à fase final e os Juniores, por um gol, também não se classificou. O Juvenil ficou em 4° lugar e o Infantil foi Campeão do Interior, após a 3° colocação”.

Dos jogadores das categorias de base, 5 já estão com contratos profissionais assinados e a partir do ano de 2010, passam a integrar o elenco profissional. “O importante e ver jogadores como o Careca, Fernandinho, Geandro, Bartelli e o juvenil Franco subindo para a equipe profissional. Esse é o objetivo do Craques do Futuro. Revelar jogadores para serem utilizados na equipe profissional”, afirma Everton.

Para Antônio Carrijo, diretor geral da Futel, o Craques de Futuro é um projeto que durante o ano de 2009 mostrou resultados significantes. “Os resultados foram impressionantes, por ser a 1° vez que o Uberlândia Esporte chegou a uma fase final de campeonato estadual. A Prefeitura de Uberlândia vai continuar investindo nesse projeto que renderá frutos para o clube”, afirma Carrijo.

O Projeto

O projeto Craques do Futuro, que é uma parceria entre Uberlândia Esporte Clube, Prefeitura Municipal de Uberlândia e Universidade Federal de Uberlândia, que nasceu o intuito de ajudar o Uberlândia Esporte Clube, mas de uma maneira a longo prazo, com o clube resgatando as categorias de base, formando atletas e recebendo compensações financeiras em casos de negociações.

O Craques do Futuro, além da parceria, foi contemplado com a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte, onde recebeu verbas totalizando 1,3milhão de reais, da Cemig e Grupo Algar.

O programa tem como base de captação de atletas, os Poliesportivos da Futel, onde os professores das escolinhas de futebol de campo observam os alunos que tem qualidade e os envia para testes no UEC.

Na parceria, a Prefeitura de Uberlândia, através da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel), cede toda estrutura física, como os campos de treinamento no Parque do Sabiá e a academia na Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho) e um repasse, que no ano de 2009, foi de aproximadamente R$90.000,00.