Comitiva da Secopa visita Estádio João Havelange

Na tarde desta segunda-feira (18), o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, e o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, visitaram o Estádio Municipal João Havelange (Parque do Sabiá). A visita faz parte do cronograma da Secopa para análise dos municípios que se candidataram a receber o título de Centro de Treinamento de Seleções (CTS).

O CTS é uma combinação de hotel e campo de treinamento que servirá como base para as equipes de futebol que participarão do Mundial, capaz de atender e recepcionar não só as comissões esportivas, mas também os turistas.

Durante a visita, o prefeito apresentou dados do município sobre a infraestrutura esportiva, mobilidade, satisfação do turista, funcionamento das atividades públicas e atividades sustentáveis. Ainda foram destacados os investimentos no setor aeroviário, a malha rodoviária que corta a região, o transporte coletivo 100% acessível, rede hoteleira, turismo, qualidade de vida, água e esgoto tratados, segurança pública, saúde e potencial energético.

“Acreditamos que podemos conquistar o título de CTS porque a cidade oferece uma infraestrutura completa para qualquer equipe de futebol do mundo treinar aqui para a Copa. Por isso, é essencial a comitiva da Secopa vir a Uberlândia e conhecer de perto os investimentos já feitos e o que vem pela frente também”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Para o secretário de Estado, Sérgio Barroso, a capacidade de transformação de Uberlândia impressiona. “Esta estratégia de desenvolvimento apresentada pelo prefeito é o que vai fazer daqui uma cidade do futuro. Tudo o que está sendo projetado dará condições de expansão ao município com respeito ao usuário e à população. Uberlândia concorrerá com muita competência, com uma infraestrutura espetacular em todos os aspectos. Graças às grandes melhorias que estão sendo realizadas, vamos endossar junto à Fifa o apoio do Governo de Minas Gerais a esta candidatura”, destacou.

Vitrine mundial

Para se tornar uma das escolhidas para compor o book dos municípios brasileiros que podem receber uma das 31 seleções estrangeiras que disputarão o Mundial, as cidades não só devem ter campo de treinamento, como também mobilidade urbana, hotéis de quatro ou cinco estrelas com no mínimo 55 acomodações e aeroporto com capacidade para aeronaves com mais de 120 passageiros.

Uberlândia já apresentou os requisitos básicos e espera ser uma das escolhidas para o catálogo que estará disponível no portal da Fifa. Com isso, o município será conhecido por um público aproximado de 4 bilhões de pessoas.

O próximo passo é criar uma campanha de marketing que atraia as seleções estrangeiras para Uberlândia. “Uberlândia é uma cidade que tem tudo para receber essas seleções e a partir de agora mostraremos isso ao mundo. Vamos visitar países para expor os diferenciais da nossa cidade”, concluiu o prefeito.