Comitê da Fifa faz inspeção no estádio João Havelange e o Parque do Sabiá
Representantes do Comitê Organizador Local (COL), responsável pela escolha dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa 2014, visitaram nesta terça-feira (17) Uberlândia para fazer vistorias no Complexo Esportivo Virgílio Galassi, que compreende o estádio João Havelange, a arena Tancredo Neves e o Parque do Sabiá.
O comitê esteve ainda nos hotéis San Diego e Plaza Inn. Também estiveram presentes membros da Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa) e da Prefeitura Municipal.
Uberlândia é uma das seis cidades de Minas pré-selecionadas para ser CTS e a segunda a receber a vistoria – na segunda-feira o comitê esteve em Araxá.
Hpje pela manhã, às 8h50, o representante da empresa Arena Consultoria, que presta serviços técnicos ao COL, fez vistorias no estádio João Havelange acompanhado de uma funcionária da Secopa. A equipe ficou no interior do estádio por duas horas, fazendo imagens e tirando medições de áreas como vestiários, entradas de ônibus, gramado, além de testar a capacidade de irrigação e drenagem do campo, a potência dos refletores e de retirar amostras de grama.
Por volta das 11h, o grupo conheceu as dependências da arena multiuso, conhecida como Sabiazinho. Os inspetores tiraram fotos das arquibancadas e sala de musculação. A vistoria terminou por volta do meio-dia, após passeio de carro pelo Parque do Sabiá.
À tarde, um representante da Match Services, empresa que também presta serviços a Fifa, fez inspeções em dois hotéis considerados eventuais pontos de hospedagem de seleções. Um dos critérios avaliados foi a distância e o tempo de deslocamento entre os hotéis e o aeroporto e o CTS.
Cidade atende a critérios definidos pela Fifa
Durante a visita ao complexo esportivo não houve comentários ou pronunciamentos da equipe técnica, segundo informou o diretor geral Futel, Antônio Carrijo. Embora tenha prevalecido o silêncio, suspenso por perguntas de caráter técnico, o diretor disse acreditar que Uberlândia tenha chances de ser um CTS. “A Fifa pede um campo para a seleção treinar e nós oferecemos um estádio inteiro”, afirmou.
A facilidade de deslocamento para locais dentro e fora de Uberlândia também pode pesar para a escolha da cidade. Em entrevista ao CORREIO de Uberlândia, Carrijo afirmou que a cidade obedece aos critérios da Fifa para distância entre o hotel e o aeroporto, estimados em 16 minutos – quando o limite é de uma hora. “Estamos entre 40 minutos e 1h10 das principais sedes e temos voos diários e diretos. O aeroporto tem que ter, no mínimo, a capacidade para aeronaves com 120 passageiros, nós temos muito mais [capacidade]”, disse.
Visitas darão suporte a calendário oficial
Após a visita aos locais pré-selecionados, o Comitê Organizador Local fará um relatório detalhado sobre cada complexo com base nos dados técnicos apurados, no qual estará exposta a situação de cada estádio.
As cidades escolhidas após as visitas farão parte de um Catálogo Oficial de Centros de Treinamento de Seleções que será disponibilizado pela Fifa. A decisão final sobre o local de treinamento é das federações e confederações nacionais.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia
Repórter: Gustavo Stivali