Começam as obras do programa Uberlândia Integrada II

Para marcar o início definitivo das construções de equipamentos viários do programa Uberlândia Integrada II, o prefeito Odelmo Leão realizou, na tarde desta quarta-feira (8), visita ao canteiro das duas primeiras obras do plano que visa ampliar a mobilidade urbana da cidade. Nesta semana, foram iniciadas pela empresa licitada as construções da ponte na avenida Oscarina Cunha Chaves e da ponte na rua da Carioca (sobre o córrego Vinhedo) junto com o prolongamento da mesma via. Durante o ato para registrar o marco zero, também estiveram presentes o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, e vereadores.

“Nosso cronograma conta com a previsão de oito meses para a conclusão destas duas primeiras intervenções. Enquanto isso, estamos concluindo a licitação das demais obras do programa, que logo começarão. São trabalhos que estamos executando visando a melhoria na qualidade de vida das pessoas, uma vez que resolverão pontos críticos do trânsito na cidade, como trevo do bairro Planalto, a ponte próximo ao Praia Clube, dentre outros”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

As ordens de serviço para as intervenções iniciais foram assinadas ainda no mês passado. A Decc Construções, empresa escolhida para o serviço, foi contratada por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), um sistema licitatório mais ágil. Além das duas pontes, a empresa também será responsável pela construção de um viaduto da rua Conrado de Brito, no bairro Custódio Pereira. “Estamos esperando a autorização do órgão que opera a linha férrea no local para que em breve comecemos mais esta benfeitoria”, explicou o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes.

Detalhes

Todas as obras foram pensadas e projetadas após diversos estudos realizados pelos engenheiros do Município em conjunto com profissionais contratados para o serviço. Foram observados detalhes para que as vias beneficiadas estejam preparadas para atender o fluxo atual de veículos, além da demanda futura.  Concluída, por exemplo, a previsão é de que ponte da rua Oscarina Chaves comporte um fluxo diário de 16 mil veículos, além de linhas do transporte público da região, beneficiando cerca de 1,2 mil usuários.

Já no viaduto da rua Conrado de Brito, também serão favorecidas linhas do transporte público da região, com uma estimativa de mais de cinco mil passageiros e 20 mil veículos beneficiados diariamente. Em relação à ponte da rua da Carioca sobre o córrego Vinhedos, a estimativa é para a melhoria no fluxo de 25 mil veículos diários, além de linhas do transporte público da região, podendo facilitar a vida de aproximadamente 1,4 mil usuários.

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como prolongamento da avenida Anselmo Alves do Santos, construção da ponte Cícero Naves de Ávila, Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo (inaugurados recentemente).

Na etapa II do programa, lançado em no ano passado, estão previstas dezenas de intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.

Confira as primeiras intervenções do Uberlândia Integrada II:

Ponte na avenida Oscarina Cunha Chaves
Empresa – Decc Construções Ltda

Ligação da via até a rua dos Sabiás, no bairro Cidade Jardim
Facilitação do trânsito na avenida Francisco Galassi
Acesso direto aos bairros da região

Ponte e prolongamento da rua da Carioca
Empresa – Decc Construções Ltda

Acesso facilitado ao setor sul universitário e ao Polo Tecnológico
Apoio ao tráfego da avida Nicomedes Alves dos Santos

Viaduto na rua Conrado Brito, no bairro Custódio Pereira
Empresa – Decc Construções Ltda
Mais um acesso à região
Atualmente o único acesso à região é feito pela rua Paulo Frontin