Começa a campanha de vacinação contra a gripe
A manhã começou movimentada nas mais de 60 salas de vacinação disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A vacina aplicada é a trivalente, que protege a população contra três tipos da gripe, incluindo a Influenza A (H1N1).
De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da SMS, Maria Aparecida dos Santos, é importante o público-alvo (pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças com mais de seis meses e com menos de dois anos, gestantes e profissionais de saúde) comparecer aos postos para receber as doses, principalmente as gestantes. “É o grupo considerado de maior risco, pois a mulher grávida ao contrair a gripe, coloca em risco a si mesma e também ao bebê”, explicou.
Os adultos e crianças imunizados no ano passado receberão apenas uma dose. Já as crianças que serão vacinadas pela primeira vez receberão duas doses, com um intervalo de 30 dias entre as aplicações.
Mariana Santos Milken, grávida de quatro meses, foi uma das primeiras a receber a dose. “É importante a imunização, já que não é qualquer medicação que podemos fazer uso durante a gestação. Por isso, temos que nos prevenir”, disse.
O aposentado José Batista da Rocha (80), há anos frequenta regularmente a unidade de saúde para ser imunizado e nunca ficou gripado. “Essa vacina é muito boa. Faz tempo que não sei o que é uma gripe ou qualquer sintoma da doença. Me sinto muito bem”, afirmou.
Segundo o superintendente da Superintendência Regional deSaúde, Daltro Catani, o efeito positivo da vacinação em pessoas acima de 60 anos, pode ser traduzido pelos números. “Percebemos que com a vacinação diminuímos em 50% a internação de pessoas idosas com quadro de pneumonia”, destacou.
A vacinação vai até as 17h em todas as unidades de saúde e postos volantes montados no Terminal Central, Carrefour, Extra, Supermercado Rede Valor, no bairro Marta Helena, Escola Estadual Bueno Brandão, localizado na praça Tubal Vilela, no Centro, e na praça Régis Elias Simão, no bairro Planalto.
Quem não receber a dose neste sábado (5), deve procurar até o dia 25 de maio qualquer unidade de saúde, Terminal Central ou Carrefour, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As doses são oferecidas ainda nas unidades de saúde dos distritos.
A meta da campanha é imunizar aproximadamente em Uberlândia 70 mil pessoas, que equivalem a 80% de todo o público-alvo (86 mil). Em 2011, a Secretaria Municipal de Saúde superou a meta ao imunizar 86% do público. Receberam as doses 73 mil pessoas.
Influenza A (H1N1) em Uberlândia
Segundo dados da Superintendência Regional de Saúde, em 2011 foram registrados 32 casos suspeitos em Uberlândia e nenhum foi confirmado. Neste ano até o momento não há casos suspeitos no Município.