Cidade Limpa recolhe mais de 1.600 toneladas de entulho

Em uma semana, a Prefeitura de Uberlândia potencializou resultados com o programa Cidade Limpa. Desde que os trabalhos voltaram a ser intensificados, o mutirão limpou 805 bocas de lobo e recolheu 1.600 toneladas de entulhos e massa verde no bairro Morumbi. Esse número, integrado ao montante contabilizado pela administração municipal em toda a cidade nos meses de janeiro e na primeira semana de fevereiro, já ultrapassa 16 mil toneladas. No mesmo período deste ano, a ação também permitiu o crescimento na execução da limpeza dos bueiros e bocas de lobo. Até agora, 3.310 dispositivos foram desobstruídos pelas equipes do Município.

Na região do Morumbi, os trabalhos resultaram ainda na retirada de diversos tipos de materiais, como móveis e eletrodomésticos, com volume equivalente a 23 caminhões Cata-Treco. “A iniciativa acontece inclusive no final de semana e o objetivo é fazer com que a comunidade participe, cuidando do bairro e destinando o entulho da maneira devida. Este é um trabalho de suma importância, principalmente para a preservação do meio ambiente e da saúde do cidadão”, explicou o assessor da secretaria de Meio Ambiente, Mário Faria.

Força-Tarefa

Com o intuito de aprimorar a limpeza urbana e a qualidade de vida no espaço público, o Mutirão Cidade Limpa mobiliza 260 servidores do Município, com envolvimento das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Saúde, Obras e Trânsito e Transportes (Settran), assim como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Somente para a roçagem de lotes e canteiros, a ação mobiliza 38 tratores, com quase 90 servidores envolvidos. Enquanto isso, 11 turmas completas são distribuídas para a capina. Outros 30 profissionais atuam em objetivos específicos por meio da operação de quatro retro-escavadeiras, duas pás carregadeiras, 12 caminhões convencionais e cinco caminhões basculantes. Apesar do Mutirão, as equipes de limpeza continuam os serviços permanentemente por toda cidade.

Cronograma das ações

Os serviços do Mutirão Cidade Limpa permanecem na região dos bairros Morumbi e Integração até o dia 13 de fevereiro. Depois disso, seguem para os bairros Canaã e Roosevelt. Todas as regiões de Uberlândia serão beneficiadas com a iniciativa. Mesmo com os resultados positivos, a colaboração da população é fundamental para o sucesso dos trabalhos.

Efeito positivo em 2017

O Mutirão Cidade Limpa foi retomado pelo prefeito Odelmo Leão no início de 2017. Ainda segundo o assessor do Meio Ambiente, a expectativa é que os trabalhos alcancem índices similares aos do ano anterior, quando mais de 120 mil toneladas de resíduos foram recolhidas e 22 mil bueiros limpos pelo Município.

Recolhimento de pneus

Além da limpeza urbana, outro diferencial das ações é a contribuição para a saúde pública. Para isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mobiliza mais de 40 servidores para visitas domiciliares, orientações e recolhimento de pneus, principais focos do Aedes aegypti no município.

Desde a semana anterior, por meio do programa Cidade Limpa, 285 pneus foram coletados pelas equipes do CCZ em residências, do total de 2.487 recolhidos em casas no mês de janeiro. Apesar disso, é possível atingir resultados ainda melhores com o envolvimento da população, como ressalta o coordenador do programa de controle da dengue, José Humberto Arruda.

“As pesquisas mostram que os pneus têm 8% de predominância entre os principais focos de mosquito encontrados. É um recipiente que em qualquer posição que for colocado vai acumular água. Além disso, a parede emborrachada é perfeita para a adesão dos ovos do mosquito. Por isso, é importante a colaboração de toda a sociedade, no sentido de nos informar a localização dos pneus e nos ajudar. Cada região do município conta com um servidor próximo que poderá fazer este trabalho”, disse.

Para solicitar o recolhimento de pneus, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3213-1470, ou pelo [email protected]. Outra opção é levar diretamente ao Ecoponto do Industrial, localizado na avenida José Andraus Gassani, 4.655, das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Fonte:
SECOM/PMU