Cerca de 500 alunos participam da cerimônia de abertura do Jemu 2019 no Sabiazinho
Cerca de 500 alunos participaram na manhã deste sábado (10) da abertura da edição 2019 dos Jogos das Escolas Municipais de Uberlândia (Jemu). Professores e atletas das 35 escolas participantes estiveram presentes na Arena Sabiazinho para proclamarem o juramento da competição. No total, 3,4 mil alunos estarão envolvidos na competição organizada pela Secretaria Municipal de Educação com apoio dada Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
Além dos alunos, a cerimônia contou com a apresentação das bandas do 36º Batalhão e Infantaria Mecanizado (36º BiMec) e do projeto Música na Escola da Escola Municipal Carlota de Andrade Marquez. Representando o prefeito Odelmo Leão, a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, fez questão de destacar o espírito esportivo que envolverá os alunos durante os jogos. “É sempre uma emoção muito grande participar de momentos assim. Que essa competição possa agregar muito a todos os participantes, não só na questão esportiva, mas no desenvolvimento pessoal de cada um”, afirmou.
Aluno do oitavo ano da Escola Municipal Sebastião Rangel, João Vitor Marquior, de 15 anos, disse estar ansioso para que os jogos comecem. “Todo mundo se diverte muito durante o Jemu. Dessa vez espero que além da diversão, a gente também possa ser campeão em alguma modalidade”, destacou.
Jemu 2019
Neste ano, o Jemu recebe alunos municipais do ensino fundamental, com idade entre 9 e 16 anos. As disputas são nas categorias masculino e feminino, contemplando as modalidades futsal, handebol, vôlei, atletismo (corridas de 50 e 100 metros e salto a distância), peteca, jogo de queimada (carimbada) e dama. Os jogos são sempre aos finais de semana no UTC – Centro Municipal de Alto Rendimento, Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), poliesportivos dos bairros Roosevelt e Patrimônio ou em outros locais determinados pela Comissão Organizadora, caso necessário.
O evento é dividido em cinco fases, sendo elas a classificatória, as oitavas de final, as quartas de final, as semifinais e a final. No mês de julho, a SME realizou um congresso técnico com representantes das escolas municipais participantes. A reunião foi no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), quando ocorreram os últimos ajustes para as disputas.
O encerramento será no dia 24 de outubro, no auditório do Centro Administrativo Municipal, quando serão entregues as premiações.