Campeonato Brasileiro de Bocha Paraolímpico teve início nesta quarta-feira (17)

Na tarde desta quarta-feira (17), aconteceu a abertura do 12º Campeonato Brasileiro de Bocha Paraolímpico, na Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho).

Estiveram presentes no evento representantes da Prefeitura de Uberlândia, Futel, APARU, Comitê Paraolímpico Brasileiro e ANDE.

De acordo com o Professor Artur Cruz, um dos organizadores do evento, Uberlândia foi escolhida para sediar o Campeonato devido a ótima estrutura e as condições de acessibilidade que possui. “Estamos satisfeitos com a receptividade do Município para com o esporte paraolímpico. Esperamos que essa edição do Campeonato seja um sucesso”.

O Campeonato conta com a participação de 64 atletas de todas as regiões do Brasil e, vai até o dia 20 de Novembro.

O evento é promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) e Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e tem apoio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Uberlândia no Campeonato

Uberlândia terá cinco representantes da APARU/ FUTEL no 12º Campeonato Brasileiro de Bocha Paraolímpico, sendo eles:

* Silvia de Paula (classe BC1)

* Clodoaldo Massardi (classe BC3)

* Daniele Martins (classe BC3)

* Valmir Araújo (Classe BC4)

* Nardélio Luz (Classe BC4)

Sobre a Bocha

A Bocha é derivada de um jogo do império romano. Os italianos introduziram regras e os ingleses o adaptaram para os deficientes físicos. No Brasil, o jogo foi implantado oficialmente em 1996.

É uma modalidade singular, pois leva a expressão “superar barreiras” ao seu extremo. É composta por atletas com limitações físicas severas, em sua maioria pessoas com paralisia cerebral, distrofia muscular ou tetraplegia por lesão raquimedular, que, para exercerem suas atividades, contam com o suporte especial de auxiliares dedicados.

Programação

Quinta-feira (18), sexta-feira (19) e sábado (20)

Competições das 8h às 18h

Clique AQUI e confira as fotos do evento