Busão Social completa um ano de atendimentos nesta semana
Moradores do Assentamento Renovação poderão aproveitar os benefícios do Busão Social a partir desta segunda-feira (9) e comemorar um ano dessa ação, que vem ajudando a população do município a ter acesso a diversos serviços. O veículo itinerante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação estará estacionado entre 12h e 16h30, na Avenida Principal, até sexta-feira (13).
Um ano de Busão Social
Após o evento de lançamento na Praça Cívica, no dia 13 de maio de 2021, o Busão Social se destinou a sua primeira localidade: o Assentamento Renovação. Na semana seguinte, cerca de mil famílias do Assentamento Santa Clara tiveram a possibilidade de desfrutar dos benefícios do serviço itinerante.
No mês seguinte, o Busão passou pelo Assentamento Rio das Pedras, Vila Marielza, Bairro Ipanema e Bairro Dona Zulmira. Já em julho, o automóvel estacionou no Distrito de Martinésia, Bairro Osvaldo Rezende e Bairro Jardim Holanda.
Até o fim de 2021, o Busão Social passou pelo Bairro Bom Jesus, Distrito de Miraporanga, Assentamento Fidel Castro, bairro Élisson Prieto (Glória), Bairro Daniel Fonseca, Assentamento Maná, Bairro Morada Nova, Assentamento Bom Jesus, Bairro Minas Gerais, Loteamento Parque das Andorinhas, Recanto do Paraíso, Chácara Valparaíso, Bairro Luizote de Freitas I e II, Bairro Maravilha, Jardim das Palmeiras, Bairro Jaraguá, Bairro São Francisco, Assentamento São Francisco, Bairro Shopping Park, Bairro São Jorge e Bairro Monte Hebron.
Em 2022, o veículo retornou ao Bairro Luizote de Freitas e seguiu para o Roosevelt, Santa Mônica, Tibery, Assentamento Irmã Dulce, Aclimação, Pampulha, Cruzeiro do Sul, Planalto, Dom Almir, Bairro Shopping Park, Chácaras Douradinho, Saraiva, Residencial Integração, Custódio Pereira e Segismundo Pereira.
Serviço Itinerante
O automóvel percorre as zonas urbana e rural, loteamentos, assentamentos e conjunto de chácaras prestando atendimento para famílias em situação de vulnerabilidade com o objetivo de orientar sobre inserção em serviços, programas, projetos, benefícios e ainda dar instruções para solucionar demandas apresentadas pelos atendidos.
Entre os serviços disponibilizados, estão: cadastramento e recadastramento do CadÚnico, inscrição no Auxílio Brasil e orientações para obter Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteirinha do Idoso Interestadual e isenções para o Registro Geral (RG) e da tarifa de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
O ônibus foi adaptado às diversas necessidades da população, inclusive com elevador que permite que deficientes físicos acessem o interior do veículo. O equipamento conta ainda com toldos, cadeiras, mesas e recebeu plotagens que conferem um aspecto acolhedor e diferenciado.