Biblioteca Municipal é inaugurada ao público em novo endereço

Mais de 43 mil sonhos, personagens e viagens sem sair do lugar. A Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que completa 80 de história em 2020, agora tem um novo endereço: o Centro Municipal de Cultura. O equipamento público está localizado na praça Professor Jacy de Assis, no antigo Fórum, o que facilita o acesso aos ávidos leitores, e será reaberto à comunidade a partir desta terça-feira (18) às 8h15.

“A gente acredita que isso vai ser muito bom, porque estamos localizados ao lado do Terminal Central, o que permite que todos consigam chegar à biblioteca com tranquilidade, fazer empréstimos de livros e vivenciar nossas oficinas, palestras e eventos”, destacou Denise Carvalho, diretora da Biblioteca.

Durante todo o dia, diversas atividades especiais foram programadas para os frequentadores. Às 9h, uma oficina de origami foi preparada para o público. Logo às 10h, quem toma conta do local é o Beauty Day, onde os frequentadores poderão se embelezar e adquirir dicas de maquiagem.

Às 14h30, a criatividade e animação tomam conta do local, com uma oficina de Máscaras de Carnaval. Ainda durante a tarde, às 15h, uma contação de histórias e uma palestra de Motivação, qualificação e empreendedorismo fazem parte da programação.

História

A Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada em 10 de novembro de 1940, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, na Av. João Pinheiro, durante a gestão do prefeito Vasco Gifone.

Desde a sua criação, ocupou vários espaços, até ser transferida em 1976 para o prédio reformado da antiga rodoviária, onde permaneceu até 2019. No dia 31 de agosto de 1976, aniversário de Uberlândia, a Biblioteca ganhou um novo nome: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, homenagem especial ao ex-presidente da República.

Em 2020, o acervo ganha novo endereço, agora na Praça Professor Jacy de Assis, onde está situado o Centro Municipal de Cultura.

O espaço

São 37 servidores que fazem a Biblioteca Pública Municipal funcionar, desde o acervo e catalogação, até a organização dos eventos. Localizada no primeiro piso do prédio, os visitantes são recebidos por uma exposição logo na portaria.

O espaço infanto-juvenil “Vovó Caximbó – Maria Inês Mendonça” leva alegria e diversão ao ambiente, em uma decoração lúdica e interativa, contando com móveis da coleção “Bichos Fantásticos”, especificamente projetados para crianças, além de uma brinquedoteca.

“Nós queremos investir nas crianças. Temos brinquedos e uma decoração voltada a elas, bem como bancos de leitura, que cada um pode sentar e deitar. A ideia é que seja tudo muito leve, muito prático”, explicou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.

Além disso, o Espaço Incluir oferece equipamentos para pessoas com deficiências visuais e físicas, seguindo os princípios de democratização e acesso. Logo ao lado, o Espaço Digital proporcionará uma infraestrutura de computadores e softwares para a realização de cursos e uso dos frequentadores da Biblioteca.

Também compõem a Biblioteca Municipal uma galeria para exposições, Gibiteca, Sala Multiuso, Sala Uberlândia (dedicada à história da cidade), Hemeroteca (coleção de jornais, revistas e periódicos), área de pesquisa, ilha de computadores para acesso ao acervo eletrônico, sala de oficinas, sala de literatura e a parte administrativa, como a sala da diretora, acervos, entre outros.

Não perca!

O quê: Programação especial de reinauguração

Onde: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek, situada no Centro Municipal de Cultura – praça Jacy de Assis, s/n

Quando: terça-feira (18), 8h15

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 18h45