Banda Municipal em Movimento
Terça-feira é dia dos músicos da Banda Municipal deixarem seus instrumentos e irem em busca de bem estar físico e qualidade de vida. As oito da manhã lá estão eles, no Parque do Sabiá, esperando a professora de educação física, Paula Borges Gomes, chegar e começar a dar as instruções.
Antes de começarem a se exercitar todos os músicos aferem a pressão e, então, “chega de moleza”. A professora chama para o alongamento e depois vem o exercício físico.
Cada semana uma atividade diferente. Tem corrida, caminhada e até natação, tudo para mandar o sedentarismo embora e incentivar à prática esportiva.
“ O trabalho que vem sendo desenvolvido com a Banda Municipal é maravilhoso pois, muitos dos participantes eram totalmente sedentários. Nos reunimos uma vez por semana e, nesses nossos encontros é possível fomentar o esporte e incentivar a prática de exercícios físicos. Já estamos trabalhando a um mês e os resultados já começam a aparecer”, comenta a professora Paula.
De acordo com administrador da Banda Municipal, Elias Gomes, a ideia de se reunir as terças-feiras surgiu da necessidade de “movimentar” e melhorar a qualidade física dos integrantes da Banda. “Procurei a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e fizemos uma parceria. Além de cederem o Parque, que é um local lindo e propício à prática esportiva, a Futel ainda disponibilizou uma professora de educação física e toda estrutura para fazer o acompanhamento necessário dos participantes. A Banda está muito satisfeita e esse trabalho vem mostrando a cada encontro que a prática de uma atividade física é necessária e muito prazerosa”.
O ritmo da atividade respeita o ritmo de cada participante, fazendo dos encontros um momento onde o exercício anda de mãos dadas com a determinação.