Atletas retornam do “Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico” com 38 medalhas
Vinte e oito atletas paraolímpicos de Uberlândia participaram nesse fim de semana da 4ª e última etapa do “Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico”. Os atletas levaram o nome do Município 23 vezes ao lugar mais alto do pódio, uma média de aproximadamente uma medalha de ouro por atleta. Foram conquistadas ainda, 10 medalhas de prata e 05 de bronze, totalizando 38 medalhas.
Para o Coordenador do Programa Uberlândia Paraolímpico, Leandro Garcia, a quantidade de medalhas ganhas no Circuito refletem o nível técnico e de competitividade dos atletas paraolímpicos do Município. “Entramos em 45 disputas e conseguimos 38 medalhas. Se fizermos as contas, de cada disputa, subimos ao pódio 85% das vezes. Foi um ano bastante produtivo, resultado de treinamento e muita dedicação. Agora, é planejar bem 2011”.
Entre os destaques da competição, estiveram os uberlandenses Cleide Inês, Mauro Souza e Andréia Santana. Cleide estabeleceu nova marca no Halterofilismo (categoria até 40kg) levantando 55kg e encerrando o ano com recorde brasileiro. Também com recorde brasileiro Mauro Souza no atletismo melhorou sua marca no Lançamento de Dardo de 37,31m para 37,56m. Já Andréia no Arremesso de Peso conseguiu pela primeira vez chegar ao topo e quebrar o antigo recorde de 7,82m, fazendo 7,86m.
“No Circuito tivemos vários recordes pessoais e pudemos perceber a melhora das marcas de vários atletas. Estamos satisfeitos em saber que três dos nossos atletas estão entre os melhores da história do Brasil. Vamos continuar trabalhando para incentivar e fomentar o esporte paraolímpico em Uberlândia e mostrar que aqui temos muitos talentos. Ainda, nesta semana, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), deve publicar os relatórios finais do Circuito 2010 e estamos na expectativa para a conclusão dos melhores atletas e clubes do ano”, comentou o diretor geral da Futel, Antônio Carrijo.
Participaram dessa última etapa do Circuito 500 atletas de 19 estados mais o Distrito Federal.