Arquivo Público conserva história de Uberlândia
Criado em 1986, o Arquivo Público de Uberlândia guarda e preserva a documentação pública produzida pela Prefeitura e Câmara Municipal. Além desta documentação, mantém sob sua custódia coleções constituídas por documentos iconográficos, cartográficos, manuscritos, jornais, fotografias e revistas sobre a cidade, provenientes de instituições ou de particulares.
O projeto “Depoimentos” é responsável por arquivar entrevistas gravadas e transcritas, realizadas com pessoas de diversos segmentos da comunidade. Todo este material constitui fonte de informações para o estudo da memória e história de Uberlândia.
Faz parte do acervo uma Biblioteca de Apoio com publicações e trabalhos científicos resultantes de pesquisas realizadas na instituição. O laboratório de conservação e restauração trata os documentos arquivados em bom estado.
Acervos
Prefeitura Municipal: Tributação, Contabilidade, Legislação, Aforamento, Viação Municipal, Educação Pública, Relatórios do Executivo, Registro do Matadouro, Decretos, Portarias, Leis, dentre outros.
Câmara Municipal: Atas das Reuniões dos Vereadores desde 1892, Processos de Leis Ordinárias desde 1947, Indicações e Requerimentos, Correspondências Recebidas e Expedidas.
Coleções:
– Dantas Ruas: crônicas, programas de rádio e TV
– Jerônimo Arantes: jornais da cidade desde 1907, revistas, fotografias e clichês
– Jornal Correio de Uberlândia: exemplares desde 1939 e fotografias
– Napoleão Carneiro: fotografias
– Oswaldo Naghettini: fotografias
– Oswaldo Vieira Gonçalves: fotografias
– Roberto Cordeiro: fotografias
– Roberto Vieira de Souza: fotografias
Arquivo Público Municipal
Endereço: Rua Natal, 935 – Bairro Brasil
Fonte: Secom