Arborização nas cidades é tema de seminário em Uberlândia

A expansão dos projetos de urbanização e o cuidado em preservar o meio ambiente são aspectos importantes na concepção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos municípios. É com este objetivo que a Prefeitura Municipal de Uberlândia e a Cemig promovem, entre 23 e 25 de agosto, a quarta edição do Seminário de Manejo de Vegetação em Sistemas Elétricos.

A iniciativa será realizada juntamente com o Circuito Cemig de Arborização Urbana – Etapa Uberlândia, que envolve sete cidades mineiras: Juiz de Fora, Divinópolis, Varginha, Governador Valadares, Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros. Estão programadas palestras e mini-cursos sobre educação ambiental, botânica, implantação de corredores ecológicos, fiscalização e manutenção das árvores na área urbana.

“A Administração Municipal já tem trabalhado em diversas ações para mostrar às pessoas a importância da arborização na cidade. Além da questão estética, as árvores melhoram o clima nas cidades, retém as partículas de poluição do ar, abrigam a fauna local e contribuem em diversos outros aspectos. O interessante é que este seminário nos ajudará a disseminar o tema, possibilitando ainda uma discussão das melhores práticas de manejo, produção de mudas, controle de pragas, doenças e ervas daninhas”, explicou Raquel Mendes, secretária municipal de Meio Ambiente.

A abertura do evento será às 16h do dia 23, no campus da Uniube, com a palestra magna “Perspectivas para a Arborização Urbana no Brasil e no Mundo”, de José Ricardo Martins Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). 

Especialistas do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Cemig, da Universidade do Estado do Amazonas, do Núcleo de Educação Ambiental Girassol e do Centro de Estudo Terra Brazilis (Ceteb), além das prefeituras de Uberaba, Belo Horizonte, Araguari, Timóteo e Araxá conduzirão as atividades teóricas e práticas do seminário.

De acordo com Raquel Mendes, estas atividades o evento é uma preparação para o 16° Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), que acontecerá em junho de 2012. “Uberlândia será a segunda cidade do interior do Brasil a sediar este evento, antes realizado apenas em capitais. Esta é uma amostra de que Uberlândia tem se destacado por seu desenvolvimento sustentável”, acrescentou a secretária.