Após cirurgia, Carrijo elimina 90kg e muda de vida com a corrida

A matéria a seguir foi publicada pelo GLOBO ESPORTE nacional:

 

A história de Antônio Carlos Carrijo é inspiração para muitas pessoas. Em 2001, ele pesava 163kg e tinha uma vida sedentária. Com uma alimentação desregrada, ele era alertado por familiares e amigos sobre os riscos que a sua saúde corria.

– Muitas pessoas falavam comigo que do jeito que eu estava iria acabar morrendo a qualquer hora. Isso foi o meu alerta – contou o comerciante de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

O alerta o levou a fazer uma cirurgia de redução de estômago, em dezembro de 2001. A perda de peso foi rápida, mas ainda faltava algo para que a vida fosse mudada por completo: a prática de atividade física.

– Passei a ter um acompanhamento de um personal trainer a partir de 2004 e me apaixonei pela corrida. Disputei muitas provas e maratonas, e o hábito do exercício é algo constante em minha vida – disse.

Com a rotina de atividades físicas, complementada por uma alimentação balanceada, Carrijo eliminou incríveis 90kg, participou de provas de atletismo, como a São Silvestre e a maratona do Rio Grande do Sul, criou grupos de corrida em Uberlândia e se tornou um novo homem.

Em janeiro de 2013 a descoberta de uma protrusão discal afastou Carrijo, que tem 50 anos, das corridas. Por alguns meses parado, ele saiu dos 73 para 89kg. Voltando gradativamente às atividades, ele já emagreceu 9kg, com musculação e pedaladas, e faz tratamento para fortalecer a coluna e retornar às corridas.

– O meu maior medo é não poder fazer mais exercícios e engordar novamente. Cheguei a ganhar um pouco de peso, mas já perdi parte deles e busquei outras modalidades para manter a atividade.

Confira um pouco mais sobre o relato pessoal da história de superação do Carrijo:

DECIDI MUDAR QUANDO

Fui ao fundo do poço, até que várias pessoas me alertaram, dizendo que da maneira que estava, eu iria morrer rapidamente. Em 2001, fiz a cirurgia de redução de estômago. Até 2004, eu perdi muito peso, mas logo depois ganhei mais alguns quilos. Com medo de voltar a engordar novamente, procurei ajuda de um profissional de educação física, para praticar atividades. Um cara que também tinha sido obeso, e com ele comecei a praticar corrida. Entendi que precisava balancear a alimentação e manter a prática de exercícios. Uma das grandes vitórias foi conseguir disputar uma maratona, no Rio Grande do Sul. Era um sonho. E hoje mantenho as atividades regularmente.

ENCONTREI APOIO ATRAVÉS DE

O apoio da minha esposa e dos meus dois filhos foi fundamental. Sem a força deles eu não teria conseguido seguir nessa transformação. Eles sempre me incentivaram, estiveram ao meu lado em todas as competições de corrida que participei, inclusive na São Silvestre de 2005 eles ficaram me esperando, debaixo de chuva, cruzar a linha de chegada. A ajuda profissional do meu personal também foi fundamental. Nós criamos grupos de corrida em Uberlândia, que reuniu muitas pessoas. Participei de várias provas, além da São Silvestre e da Maratona do Rio Grande do Sul. Ganhei algumas medalhas, mas isso não o mais importante. A minha vitória pessoal é o principal.

MEU GRANDE DESAFIO

Ao longo dos meus nove anos de corrida, tive algumas lesões, que me afastaram por períodos das atividades. Isso me deixava apreensivo porque o meu maior medo é voltar a engordar, depois de passar por tudo que passei. No dia 1º de janeiro deste ano o médico me disse que não poderia correr mais, por causa de uma protrusão discal.  Acabei ganhando alguns quilos depois disso. Minha melhor fase eu cheguei a 73kg, depois fui a 89, com essa parada, e agora retornei aos 80. Agora estou fazendo um fortalecimento na coluna, com meu personal, através de musculação e outras atividades, para que eu possa voltar a correr, sem que haja prejuízos à minha saúde. Então atualmente estou com a musculação e pedalando também.

aprendi e quero compartilhar

O corpo humano tem limites. E eu não respeitava os meus. Fiz meu corpo sofrer por muitos anos com excesso de peso e isso foi extremamente nocivo. Portanto, temos que respeitar nossos limites, inclusive nas atividades físicas, para ter uma vida saudável. Com força de vontade, persistência e carinho das pessoas que te amam, você alcançar todos os seus objetivos. Tomara que eu possa contribuir com a vida das pessoas com minha experiência de vida.

 

Por Diego Alves

Globo Esporte

http://migre.me/f71aK