Abertura oficial do Festival de Dança do Triângulo emociona público
O Sabiazinho foi palco da abertura oficial da 24ª edição do Festival de Dança do Triângulo na noite desta quarta-feira (23). Os apaixonados pela dança foram recebidos ao som da Udi Jazz Big Band, projeto da Banda Municipal que trabalha a versatilidade e magia dos improvisos. O público conferiu os espetáculos “Iungo”, “Duo de Contracapa” e “Impromptu”, do grupo convidado da noite, Ballet Jovem Palácio das Artes.
A companhia é formada por um corpo de dança jovem, com bailarinos de idade entre 18 e 25 anos, que são preparados para atuarem em companhias e grupos profissionais já estabelecidos no mercado brasileiro.
A coreografia “Iungo”, de Adriaan Luteijin, abordou a urgência dos homens em encontrar na vida cotidiana um lugar silencioso, tranquilo, confortável e seguro. O músico, compositor e produtor musical Cecelo Frony – um beatlemaníaco assumido – se encarregou de dar forma a sete músicas escolhidas para compor a trilha da coreografia “Duo de Contracapa”, de Cassilene Abranches, bailarina do Grupo Corpo. Em “Impromptu”, o ritmo marcante e popular do chorinho se transformou em uma grande festa polirrítmica, com movimento e ideia teatral.
A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, agradeceu a todos os parceiros, apoiadores que participam da realização do festival e, principalmente, ao prefeito Odelmo Leão pela confiança e por entender que a cultura é um dos caminhos mais inteligentes para promover a paz, o desenvolvimento humano e social.
“Realizar este festival é uma empreitada em favor da arte e da cultura. Uberlândia hoje também é reconhecida não apenas pela vocação para o comércio, mas como uma cidade extremamente dinâmica e atrativa pelas possibilidades das atividades artísticas que cria, oferece, promove e fomenta”, destacou.
A atendente Ellen Caroline Monteiro Gomes acompanha o festival há várias edições. “A dança desperta alegria, paz e esperança, para mim é como ver um filme. Sempre venho porque é uma forma de prestigiar a cultura da cidade e, como o Sabiazinho é perto da minha casa, não perco”, disse.
O dia também foi marcado pela realização da oficina prática “Dança Contemporânea: Leitura do Gesto”, com Eva Schul, do Grupo Anima (Porto Alegre/RS), na Oficina Cultural. Pela manhã, a Escola Estadual Ladário Teixeira recebeu apresentações do Palco Livre. À tarde, aconteceram o seminário pedagógico “Jornalismo Cultural – Aspectos de um ofício emergente no Brasil”, com Carlos Santos (Caxias do Sul/RS), na Oficina Cultural; apresentações do Palco Livre, no Viva Mansour; e mostra profissional com o espetáculo “Objetos Sólidos”, do Coletivo Teatro da Margem (Uberlândia /MG), no Teatro Rondon Pacheco.
Confira a programação completa desta quinta-feira (22) do 24º Festival de Dança do Triângulo:
- 9h – OFICINA PRÁTICA – DANÇA CONTEMPORÂNEA: LEITURAS DO GESTO
Ministrante: Eva Schul (Grupo Anima – Porto Alegre/RS)
Local – Oficina Cultural / Sala A4
Praça Clarimundo Carneiro, 204, Fundinho
- 10h – APRESENTAÇÕES PALCO LIVRE
Escola Municipal Odilon Custódio Pereira
R. Chapada da Diamantina, s/nº, Seringueiras
- 14h – SEMINÁRIO PEDAGÓGICO – Veículos Virtuais: Dança | Comunicação | Visibilidade
Eixo 2: Mídia – A dança e as mídias digitais: Acessibilidade e recepção às produções em dança
Palestrante – PAULO MARRA (SP)
Local – Sala Roberto Resende / Oficina Cultural de Uberlândia
Praça Clarimundo Carneiro, 204, Fundinho
- 16h – APRESENTAÇÕES PALCO LIVRE
Local: Circo da Vida
B. Roosevelt
- 20h30 – MOSTRA PROFISSIONAL
Espetáculo: NÃO ME FALES DE FREDDY KRUEGER
Grupo: Coletivo Movasse (BH)
Local: Teatro Rondon Pacheco
Rua Santos Dumont, 517, Centro
- 21h30 – Espetáculo: DIZERES (Caxias do Sul/RS)
Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul (RS)
Local: Teatro Rondon Pacheco
Rua Santos Dumont, 517, Centro