A caminhada e seus benefícios
Ela pode ser feita na rua, praças ou parques. E o melhor, não é preciso pagar nada. Não tem desculpa, só não pratica a caminhada quem não quer. Além de simples, a atividade traz inúmeros benefícios para saúde física e mental.
Segundo o Personal Trainner Anderson Cruz, caminhar pelo menos três vezes por semana melhora o condicionamento físico, auxilia na perda de peso, fortalece os músculos da perna e bumbum, reduz o risco de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e osteoporose, ajuda na redução do colesterol ruim e ainda alivia o estresse.
Depois de passar por uma cirurgia de varizes na perna, problema que surgiu há 15 anos, a dona de casa Maria Alves, de 67 anos, caminha uma hora e meia por dia, por ordem médica. ”No começo eu fazia por obrigação, com o passar do tempo, as dores acabaram e constatei os benefícios da atividade. Hoje caminho por prazer e para prevenir outras doenças”, afirmou.
Já o músico e professor de geografia José Eduardo, de 22 anos, começou a caminhar, há dois meses, com o objetivo de perder peso. Ele engordou por conta de medicamentos que utilizava para controlar uma alergia. “Eu estava incomodado por estar acima do peso, então resolvi fazer caminhada”, afirmou.
Mesmo estando bem próximo de alcançar seu peso ideal, o músico se exercita de quatro a cinco vezes por semana intercalando corrida pela manhã e caminhada no fim da tarde.
Ritmo correto para perder peso
Muitas pessoas que começam a caminhar para emagrecer desistem do exercício, pois não conseguem resultado. Segundo o Personal Trainner Anderson Cruz, para que a caminhada ajude na redução do peso é necessário que ela seja feita de forma mais acelerada. “Quem quer emagrecer não pode caminhar como se estivesse passeando. Andar em um ritmo moderado é indicado para melhorar a circulação sanguínea e aliviar a tensão do dia-a-dia. Para perder peso é preciso suar a camisa”, afirma
De acordo com o Personal, para uma caminhada seja segura é importante monitoramento. “Se o objetivo é perder peso a pessoa deve manter a freqüência cardíaca entre 60% a 75% da freqüência máxima”.
A dica do Personal para descobrir a freqüência máxima, é simples. “Basta subtrair 220 de sua idade, feito isso não se esqueça de fazer uma avaliação médica antes de começar a praticar o exercício. Andar no ritmo certo e ter uma dieta balanceada é a receita para emagrecer com saúde”, afirmou Anderson.
Cuidados na hora da caminhada
– Fique de olho na batida do calcanhar. Ele deve ser o primeiro a tocar no tocar o chão, depois a planta do pé e, por último, os dedos.
– Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos.
– Use um tênis apropriado para caminhada, modelos que absorvem o impacto com o solo são os mais indicados.
– Não se esqueça de alongar antes e depois das caminhadas.
– Comece devagar e respeite os limites do seu corpo. Aumente o tempo e dias de caminhada a medida que o grau de dificuldade for diminuindo.
Sugestão de treino:
Primeira semana: 30 minutos, 3 vezes por semana
Segunda semana: 40 minutos, 3 vezes por semana
Terceira semana: 45 minutos, 4 vezes por semana
Quarta semana: 50 minutos, 5 vezes por semana
Fonte: Correio de Uberlândia