8º EcoPonto de Uberlândia é inaugurado no São Lucas

Jornal Correio – Nova unidade de Ecoponto é inaugurada em Uberlândia

Moradores do bairro São Lucas e dos bairros vizinhos já podem contar com mais um EcoPonto de Uberlândia. A oitava unidade foi inaugurada nesta segunda-feira (27), na rua do Gari, esquina com a rua do Motorista e funciona de 7h às 19h. Assim como os outros EcoPontos da cidade, a nova unidade recebe e faz a destinação correta de recicláveis, como papel, plástico e alumínio, resíduos de construção civil e materiais volumosos, como sofá e geladeira.

A implementação de EcoPontos em Uberlândia teve início em 2009 e, segundo o secretário de Serviços Urbanos, João Batista Ferreira Júnior, só em 2012 as unidades receberam 11.353 toneladas de resíduos, o que equivale a 2.271 caçambas cheias de materiais. “Os pontos críticos, popularmente chamados de lixões, diminuíram consideravelmente com os EcoPontos e agora nós conseguimos fazer a destinação correta desses resíduos”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, mais duas unidades devem ser inauguradas em até 40 dias, sendo no bairro Cruzeiro do Sul e no bairro Tocantins.

Para carroceiro Cristiano Luciano, que está na profissão há 17 anos, é importante ter um lugar específico para deixar os resíduos. “Tendo os pontos certos para deixar os materiais, a gente não precisa ficar jogando na rua ou no meio do mato e a cidade fica mais limpa”. Ele faz até oito viagens por dia até o EcoPonto Santa Rosa ou até a unidade Roosevelt.

Há um mês o auxiliar de serviços gerais de uma garagem, Frankle Neves Souza, 20 anos, leva os resíduos da reforma do local onde trabalha até o EcoPonto Santa Rosa. “Deixando aqui, a gente ajuda a manter a cidade limpa e ajuda o pessoal a reciclar porque já traz tudo separado”, disse.

Recicladores são beneficiados

Os materiais recicláveis deixados nos EcoPontos são destinados a cooperativas e associações de reciclagem e beneficiam os recicladores, que vão até as unidades para pegar os resíduos. É o caso dos recicladores Juarez Inácio Junqueira, 54 anos e William da Silva, 25 anos, pai e filho, que pegam materiais recicláveis nos EcoPontos Santa Rosa e Roosevelt, separam os que são do interesse deles e levam para um depósito de reciclagem no bairro Morada Nova. “Assim, a gente trabalha, ajuda o meio ambiente e recebe por isso”, afirmou Juarez Inácio Junqueira.

“Eu acho reciclagem interessante, além de ser um ato de consciência com a natureza e não deixa a cidade suja”, afirmo William da Silva. Eles recebem R$ 40 por dia, cada um, e fazem em média três viagens até os EcoPontos por dia, dependendo da quantidade de material.