5º Congresso da Juventude reúne 4 mil participantes no Sabiazinho

O compromisso com o futuro marcou o 5º Congresso da Juventude de Uberlândia, que teve a participação de quatro mil jovens e foi realizado pela Prefeitura de Uberlândia nesta quarta-feira (28). O evento aconteceu na Arena Sabiazinho e teve como tema “A Cidade Conectada ao seu Mundo”.

O prefeito Odelmo Leão abriu o Congresso enfatizando que a administração municipal trabalha para oferecer à juventude uma Uberlândia cada vez melhor. Ressaltou ainda a importância de ouvir os jovens para a construção do futuro. “Se vamos criar políticas públicas que atendam aos anseios dos jovens, precisamos ouvi-los. Essa é a minha maneira de governar, dando oportunidade para que todos participem do processo de desenvolvimento de nossa cidade”, falou.

O jornalista e chargista, Maurício Ricardo Quirino, que também é roteirista, desenhista, cartunista e músico, discutiu com os jovens o tema central do congresso. Ele parabenizou a iniciativa da Prefeitura em proporcionar à juventude a oportunidade de se expressar. “Ao abrir o debate o governo municipal mostra que está atento aos anseios dos jovens. O tema proposto é atual, acredito que Uberlândia esta cumprindo de forma plena seu papel nesse cenário moderno”, disse.

Palestras

Divididos em grupos os estudantes discutiram os temas “Álcool e direção: quem tá na direção de sua vida?” (Cabo Cláudio Brito, da Polícia Militar de Minas Gerais); “Carreira profissional: como se dar bem e vencer num mercado cada vez mais competitivo”(Paulo Henrique Leite, consultor, instrutor e analista de Marketing, Recursos Humanos, Gestão e Finanças do Sebrae); “Inovação: tem um mundo novo e criativo aí fora. Tá preparado?” (Rosalina Vilela, empresária); “Crack e outras drogas: fica ligado na sua vida!” (Capitão Davi de Brito Júnior, da Polícia Militar de Minas Gerais), “Acessibilidade: cabeças aberta e caminho livre pra toda a galera”( Danielle Basto, coordenadora de projeto da Escola de Gente Comunicação e Inclusão, do Rio de Janeiro) e “Redes sociais: o que você diz pode transformar o mundo. E agora?” (Bruno Figueredo, diretor de mídias sociais da INVIT).

Ao falar sobre “Carreira Profissional” a empresária Rosalina Vilela, chamou a atenção do jovens para estarem “conectados” com as novidades e oportundiades do mercado. “Aqui em Uberlândia temos ações oferecidas pela prefeitura que contribuem para qualificação. Os BemSocial Centros Profissionalizantes são importantes ferramentas de geração de emprego e renda. Acredito que a “garotada” presente vai tirar bons frutos do evento” disse.

Propostas Políticas Públicas

A exemplo de edições anteriores, após as discussões dos temas, os estudantes elaboraram 30 propostas de ações públicas para serem analisadas e implementadas. Na área de inovação foi proposto a criação de um espaço para aprendizagem da música. Já no tema “Redes Sociais” uma das propostas foi a inclusão da disciplina Informática Básica e Internet na grade curricular. A expansão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), foi solicitada pelos grupos “Álcool e Direção” e “Crack e outras drogas”. Para a equipe “Acessibilidade” os jovens acreditam que é necessário levar para as escolas o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

“Nós reunimos propostas necessárias ao nosso dia-a-dia. Acredito que o prefeito Odelmo Leão irá avaliar e saberá direcioná-las para que possamos vê-las implantadas”, disse Lorena de Oliveira, aluna da Escola Municipal Freitas Azevedo.

Trabalho voltado para Jovens

As propostas dos jovens vão ao encontro das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) que hoje oferece formação profissional e assistência à juventude de Uberlândia. O Projovem, que visa a inserção e permanência do adolescente no ensino regular, o programa Selo Amigo da Juventude que contribui para inclusão do jovem no mercado de trabalho somados aos 49 cursos de capacitação dos BemSocial Centro Profissionalizantes são exemplos de oportunidades oferecidas pela prefeitura.

“Nos sentimos felizes em poder incentivar esses jovens a construir o futuro. As  ações da secretaria fazem parte da missão da administração do prefeito Odelmo Leão que tem a visão de construir uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse Iracema Barbosa Marques, secretária da Sedest.